Em parceria com a Revista Placar, concurso vai premiar as três melhores crônicas sobre futebol com o tema Torcida. Inscrições vão até o dia 13 de julho
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Concurso de Crônicas do Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, realizado em parceria com a Revista Placar. Quem ficar em primeiro lugar receberá prêmio em dinheiro de R$ 2.000 e terá sua crônica publicada em uma edição impressa e no site da Revista, uma das mais tradicionais do país na cobertura esportiva.
O segundo colocado receberá R$ 1.500 e o terceiro, R$ 1.000. Todos os vencedores terão seus trabalhos publicados também no site do Museu do Futebol e divulgados nas redes sociais da instituição. O prazo para envio dos textos vai até o dia 13 de julho, através deste formulário: https://forms.gle/aEjFQ2eREoK8ECXs8.
A crônica é um texto curto, que fica entre o jornalismo e a literatura, que aborda questões do cotidiano (nesse caso, especificamente esportivo) entremeadas por humor, crítica, ficção ou fantasia. A crônica não precisa ser um relato exato de um fato, mas a livre interpretação do autor ou autora sobre ele. Por isso, os concorrentes podem lançar mão da criatividade.
Para esta edição do concurso, o tema é “Torcida”. Assim, espera-se que as crônicas tratem da participação de torcedores no ambiente futebolístico, ressaltando a relação de pessoas comuns como fãs do esporte. Com grande foco em diversidade, o Museu do Futebol encoraja os participantes a abordar futebol feminino, amador, de várzea, adaptado, entre outras formas de jogar.
Os textos devem ser inéditos – ou seja, jamais publicados – e ter tamanho máximo de 3.300 caracteres com espaço, incluindo, obrigatoriamente, título e nome do/a autor/a, conforme consta no regulamento do concurso, que está disponível aqui: https://www.idbr.org.br/edital-1o-concurso-de-cronicas/. Além disso, o concurso é aberto a escritores/as profissionais, amadores/as e estudantes, sendo que todos concorrem em categoria única, sendo permitida também a participação de menores de idade, com autorização dos pais ou responsáveis.
A comissão julgadora será composta pelos jornalistas Milly Lacombe, uma das pioneiras do jornalismo esportivo brasileiro; Fábio Altman, editor da Revista Placar; e Renata Beltrão, assessora de Comunicação do Museu do Futebol. O resultado será divulgado no site do Museu e nas redes sociais até o dia 15 de agosto.
Por fim, vale ressaltar que o objetivo do concurso é valorizar este gênero literário, reconhecer autores e autoras, e estimular o olhar crítico sobre o futebol brasileiro.
SERVIÇO
1º Concurso de Crônicas Esportivas
Inscrições: 13/6 a 13/7 pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/aEjFQ2eREoK8ECXs8
Resultado: Até 15/8
Regulamento completo: acesse aqui: https://www.idbr.org.br/edital-1o-concurso-de-cronicas/
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet:https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.