Como assinar um documento pelo govbr

Como assinar um documento pelo govbr

Desde abril de 2022, o governo federal permite aos brasileiros a assinatura de documentos em meio digital, a partir do aplicativo Gov.br. O documento com assinatura digital tem a mesma validade de um com assinatura física, e é regulamentado por decreto (10.543/2020).

O aplicativo Gov.br pode ser baixado em qualquer dispositivo móvel, seja em sistema android ou iOS. O Poder360 mostra nesta edição do Poder Explica como fazer a assinatura digital.

Assista (3min51s):

Para ter acesso ao serviço de assinatura digital do governo federal é preciso ter uma “conta prata” no Gov.br, que permite acesso a inúmeros serviços digitais e a todas as funcionalidades do aplicativo. Esse tipo de conta pode ser feita por meio de uma biometria facial feita com a própria câmera do celular.

Outra forma de ter acesso à “conta prata” é criando a conta com dados de uma instituição financeira. Atualmente, os bancos aceitos pelo aplicativo são: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank. Outra forma é por meio do certificado digital.

Agora, para fazer a assinatura pelo aplicativo, o usuário deve acessar a seção de Serviços do Gov.br e clicar em Assinar documentos digitalmente. Em seguida, será direcionado ao portal de assinatura eletrônica do Gov.br.

Para conseguir assinar o documento é necessário tê-lo salvo no dispositivo. Os arquivos devem estar nos formatos: doc; docx; pdf; ou odt.

Leia também o passo a passo para fazer a assinatura pelo aplicativo:

  • baixe a versão mais recente do aplicativo “Gov.br” na PlayStore ou App Store;
  • acesse o aplicativo;
  • faça login com CPF e senha -se não tiver, cadastre-se;
  • role a tela do aplicativo até chegar à seção “Serviços”;
  • clique em “Assinar documentos digitalmente” -o usuário será direcionado ao portal de assinaturas eletrônicas na web;
  • insira novamente o CPF e senha utilizados anteriormente;
  • clique em “Escolher arquivo”;
  • selecione o documento desejado e clique em “Avançar”;
  • aperte em “Assinar”; o usuário receberá um código em seu celular;
  • insira o código no portal de assinaturas eletrônicas na web;
  • baixe o documento.

Entre os documentos que podem ser assinados pelo Gov.br, estão:

  • contratos de prestação de serviço, de compra e venda;
  • relatórios, cartas;
  • formulários de benefícios, como: de vale-transporte, plano de saúde, seguro de vida;
  • declarações de imposto de renda, de dependentes, e de aposentadoria;
  • contrato de suspensão do trabalho;
  • aviso e recibo de férias;
  • termos de confidencialidade, entre outros.

Fonte: Poder 360

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