Fim do aperto no Expresso Aeroporto: veja como ficará a plataforma do serviço na estação Luz

Fim do aperto no Expresso Aeroporto: veja como ficará a plataforma do serviço na estação Luz

Projeto foi elaborado integralmente pelas equipes técnicas da CPTM. O prazo contratual será de 18 meses com investimento orçamento estimado em R$ 7,9 milhões

A CPTM publicou nesta terça-feira (24) a licitação para a reforma e adequação da plataforma 5 da estação da Luz. Atualmente o local é utilizado pelos passageiros que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos através do serviço Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade.

Justificativa

Várias são as justificativas para a realização das intervenções na atual plataforma 5. Dentre as principais a CPTM destaca o aumento da demanda gerada pela implantação de novos itinerários, a necessidade de abarcar uma composição inteira na plataforma, que atualmente tem seu embarque realizado efetivamente nos dois últimos carros da composição.

A companhia também irá focar na disponibilização de novos espaços que deverão ser revertidos para fins comerciais. Esta é uma demanda da área de Novos Negócios da CPTM que pretende oferecer aos passageiros maior comodidade e segurança.

Situação Atual

O projeto deverá abranger uma área total de 5.379 m² contemplando toda a extensão da plataforma 5 que é de aproximadamente 395 m, incluindo a extensão atualmente não operacional.

Projeto para a nova plataforma 5 (CPTM)

Atualmente o acesso à plataforma é garantido por uma linha de bloqueios. Os primeiros metros da plataforma foram adequados para permitir a operação do serviço expresso. Nesta área está inserida a cobertura histórica que foi restaurada e se encontra em bom estado.

Ao longo de sua extensão a plataforma cruza com três viadutos rodoviários. A presença de edificações antigas, que são ocupadas por setores da CPTM, também pode ser vista ao longo do local. Na extremidade leste existe a presença de um muro de arrimo, cobertura com telhas e uma parte descoberta.

Melhorias

A repaginação do ambiente contemplará a demolição de estruturas de alvenaria, permitindo assim o alargamento da plataforma 5, restauros em parte das edificações históricas, incluindo os muros da plataforma 1, criação de mais áreas permeáveis (jardins) e a implantação de novos prédios operacionais, como banheiros e sala de Apoio Operacional.

A instalação de borrachões de segurança irão promover total conforto ao passageiro com a diminuição do vão entre o trem e a plataforma. Os bloqueios deverão ser removidos, sendo substituídos por um sistema de contagem por câmeras. O projeto ainda contempla uma série de interferências em sistemas hidráulicos e elétricos.

Na extensão leste da plataforma 5, com cerca de 217 metros, será criada a chamada Área de Relativa Segurança. Ela contará com iluminação, gradis e rota tátil. Este local será considerado como rota de fuga em situações de emergência.

Prazo e custo

O projeto para a ampliação e restauração da plataforma 5 da estação Luz está orçado em R$ 7,9 milhões. O prazo do contrato será de 18 meses, sendo 12 meses dedicados para a execução dos serviços e seis meses para a operação assistida.

O grande destaque do projeto foi a sua elaboração, sendo totalmente produzido pelas equipes técnicas da CPTM. A utilização de mão de obra própria para conceber um projeto desta natureza representa uma economia significativa de recursos e agrega conhecimentos para as equipes internas da empresa.

A CPTM publicou nesta terça-feira (24) a licitação para a reforma e adequação da plataforma 5 da estação da Luz. Atualmente o local é utilizado pelos passageiros que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos através do serviço Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade.

Justificativa

Várias são as justificativas para a realização das intervenções na atual plataforma 5. Dentre as principais a CPTM destaca o aumento da demanda gerada pela implantação de novos itinerários, a necessidade de abarcar uma composição inteira na plataforma, que atualmente tem seu embarque realizado efetivamente nos dois últimos carros da composição.

A companhia também irá focar na disponibilização de novos espaços que deverão ser revertidos para fins comerciais. Esta é uma demanda da área de Novos Negócios da CPTM que pretende oferecer aos passageiros maior comodidade e segurança.

Situação Atual

O projeto deverá abranger uma área total de 5.379 m² contemplando toda a extensão da plataforma 5 que é de aproximadamente 395 m, incluindo a extensão atualmente não operacional.

Projeto para a nova plataforma 5 (CPTM)

Atualmente o acesso à plataforma é garantido por uma linha de bloqueios. Os primeiros metros da plataforma foram adequados para permitir a operação do serviço expresso. Nesta área está inserida a cobertura histórica que foi restaurada e se encontra em bom estado.

Ao longo de sua extensão a plataforma cruza com três viadutos rodoviários. A presença de edificações antigas, que são ocupadas por setores da CPTM, também pode ser vista ao longo do local. Na extremidade leste existe a presença de um muro de arrimo, cobertura com telhas e uma parte descoberta.

Melhorias

A repaginação do ambiente contemplará a demolição de estruturas de alvenaria, permitindo assim o alargamento da plataforma 5, restauros em parte das edificações históricas, incluindo os muros da plataforma 1, criação de mais áreas permeáveis (jardins) e a implantação de novos prédios operacionais, como banheiros e sala de Apoio Operacional.

A instalação de borrachões de segurança irão promover total conforto ao passageiro com a diminuição do vão entre o trem e a plataforma. Os bloqueios deverão ser removidos, sendo substituídos por um sistema de contagem por câmeras. O projeto ainda contempla uma série de interferências em sistemas hidráulicos e elétricos.

Na extensão leste da plataforma 5, com cerca de 217 metros, será criada a chamada Área de Relativa Segurança. Ela contará com iluminação, gradis e rota tátil. Este local será considerado como rota de fuga em situações de emergência.

Prazo e custo

O projeto para a ampliação e restauração da plataforma 5 da estação Luz está orçado em R$ 7,9 milhões. O prazo do contrato será de 18 meses, sendo 12 meses dedicados para a execução dos serviços e seis meses para a operação assistida.

O grande destaque do projeto foi a sua elaboração, sendo totalmente produzido pelas equipes técnicas da CPTM. A utilização de mão de obra própria para conceber um projeto desta natureza representa uma economia significativa de recursos e agrega conhecimentos para as equipes internas da empresa.

Fonte: Metro CPTM

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