A empresa norte-americana está ampliando as operações do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil, instalado na Bahia
Quase um ano e meio depois de fechar suas fábricas no Brasil, a Ford anunciou a ampliação das operações do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil, com sede na Bahia, com a criação de 500 novas posições nos últimos meses.
Segundo a marca, esse número equivale a um crescimento de 50% do time de engenharia, hoje formado por 1.500 especialistas dedicados ao desenvolvimento de projetos globais da marca. A Ford ainda mantém uma estrutura de campo de provas e desenvolvimento em Tatuí, no interior de São Paulo.
Por que a Ford fechou as fábricas?
No dia 11 de janeiro de 2021, a Ford anunciou o encerramento da produção de veículos no Brasil. Então, a multinacional operava uma fábrica de veículos de Camaçari (BA) e outra de motores e transmissões em Taubaté (SP), além da unidade de Horizonte (CE), que montava os jipes da marca Troller.
De lá para cá, a empresa tornou-se importadora e viu suas vendas despencarem 72,9% no mercado. Com o fechamento das fábricas, a Ford extinguiu mais de 5.000 postos diretos de trabalho em Taubaté (SP) e Camaçari (BA).
Vale lembrar que, em 2019, a Ford já havia desativado a unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP), onde produzia o Fiesta hatch e a linha de caminhões.
O complexo permaneceu fechado por alguns meses, até cair nas mãos de uma construtora. No último mês de novembro, a fábrica, que era uma das mais antigas do setor no Brasil, começou a ser demolida para dar lugar a um centro de logística.
A Ford comunicou no último dia 18 de maio, a assinatura de um compromisso de compra e venda da fábrica de motores localizada em Taubaté (SP).
A unidade está fechada desde o ano passado, quando a multinacional encerrou todas as atividades industriais no Brasil, passando a atuar apenas como importadora. De acordo com o comunicado, a compradora do complexo é a São José Desenvolvimento Imobiliário.
Boris Feldman explica os motivos da decisão da Ford
A Ford ainda vende carro no Brasil?
A Ford nunca negou que, ao fechar as fábricas, adotaria uma nova estratégia comercial no Brasil: em vez de grandes volumes de vendas, buscaria aumentar a margem de lucro por veículo, graças a uma gama importada, com produtos mais sofisticados.
Atualmente, o modelo mais acessível da empresa é a Ranger XL Cabine Simples 2.2 turbodiesel, cujo preço sugerido é de R$ 218.990.
Fonte: Auto Papo