Pif Paf Alimentos apresenta novo posicionamento e  identidade visual de sua marca corporativa na APAS Show 

Pif Paf Alimentos apresenta novo posicionamento e  identidade visual de sua marca corporativa na APAS Show 

Empresa brasileira está em processo de transformação e celebra o momento reforçando no conceito de marca o seu propósito – “Juntos criamos uma vida mais saborosa” –, sua governança e valores organizacionais 


A marca corporativa Pif Paf Alimentos está de cara nova. A nova logomarca da empresa será apresentada ao mercado durante a APAS Show – considerada a maior feira de alimentos e bebidas das Américas e o maior evento supermercadista do mundo – de 16 a 19 de maio, em São Paulo. A expressiva reformulação da marca corporativa busca fortalecer a proximidade junto a todos os seus públicos de relacionamento, refletindo o propósito da companhia: “Juntos criamos uma vida mais saborosa”. Assim, a nova identidade visual foi pensada para ser ao mesmo tempo simples e moderna, reunindo características que reforçam o atual momento da Pif Paf Alimentos e sua visão de futuro, aos 53 anos de trajetória no mercado de alimentos. 

De acordo com o diretor de Marketing da Pif Paf Alimentos, Marcelo Assaf, a receita de sucesso da empresa une muitos ingredientes especiais em todas as relações que são construídas. Para Assaf, no momento em que a companhia passa por tantas transformações significativas, ampliar seu protagonismo no mercado com o lançamento de um novo conceito de marca – que traz o sorriso como retrato da alegria e da busca por uma vida mais saborosa, feita de bons momentos em torno da cozinha, com alimentos práticos e de muita qualidade – não poderia ser mais oportuno. Ela reflete o posicionamento, a cultura e os valores organizacionais.  

“Escolhemos o sorriso ‘de orelha a orelha’ – representado pelo ícone presente na nova logomarca – para celebrar o momento de evolução iniciado nos últimos anos e marcado pela ressignificação do nosso jeito de ser, com um novo propósito ‘Juntos, criamos uma vida mais saborosa’ e novos valores que embalam um robusto plano de crescimento e expansão geográfica da companhia. O novo conceito corporativo da Pif Paf Alimentos traduz também uma estratégia de fortalecimento da nossa ‘casa de marcas’, que abriga diversas linhas de produtos, em um portfólio pelo qual são vendidos mais de 1.000 itens”, explica Assaf.  

A jornada de transformação – A companhia Pif Paf Alimentos é composta pelas marcas Pif Paf, Fricasa, Uniaves, Club V, Flip, Pescanobre, Rio Branco, entre outras, que ofertam um robusto mix de produtos em categorias de carnes in natura de frango e suíno, pescados, frios e embutidos, pratos prontos, carnes e acompanhamentos congelados e spreads lácteos, entre outros que atendem a diversas ocasiões e necessidades de todos os tipos de consumidores. 

Essa jornada crescimento se fortaleceu em 2020, com a aquisição da Fricasa, marca de suínos e embutidos presente no Sul do Brasil. Em 2021, para acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo, a empresa lançou uma linha de proteínas vegetais (plant based), batizada de Club V. Em seguida, veio a aquisição da Uniaves, considerada a principal marca de aves do Espírito Santo.  

No fim de 2021, a Pif Paf Alimentos anunciou o reposicionamento da Pif Paf, sua principal marca de produtos, que também teve sua identidade visual e embalagens reformuladas. O reposicionamento foi orientado por três pilares que fortalecem a proposta da marca como uma “escolha inteligente” para seus consumidores: ao mesmo tempo familiar, prática e acessível. Familiar porque remete ao gosto caseiro e à comida com sabor de verdade. Prática por oferecer uma grande variedade de produtos com preparo simples, de in natura a temperados e até os pratos prontos, que atendem diversas ocasiões: do café da manhã a refeições e lanches do dia a dia, incluindo produtos de maior valor agregado para ocasiões especiais. E acessível porque é democrática, oferecendo produtos de excelente qualidade a um preço justo.   

Evolução corporativa pautada por valores – Todo esse pacote de transformações, que inclui a revisão das marcas de consumo, é pautado pelos valores da empresa: a “excelência”, que se reflete na qualidade dos produtos e na atitude de dono para geração de valor; a “inovação”, no desenvolvimento do portfólio e soluções que atendem demandas dos consumidores e do mercado; a “sustentabilidade”, na produção e atuação responsável; o “cliente no centro”, pautando o desenvolvimento de todas as novas marcas e produtos da empresa; e o valor “nossa gente”, que representa o espírito colaborativo “de fazer sempre juntos”, atitude que orienta a atuação dos times internos e o relacionamento com públicos externos, como consumidores, clientes do varejo, comunidades, fornecedores, governo e associações que influenciam diariamente as decisões da Pif Paf Alimentos.  

“O novo posicionamento da marca corporativa da Pif Paf Alimentos foi construído para concretizar todo esse movimento de evolução do nosso marco filosófico, visando uma atuação sustentável e uma governança ainda mais alinhadas com o que o mercado e o cenário global demandam”, acrescenta o diretor de Marketing. 

Nessa jornada ampla de reconstrução da “casa de marcas” da Pif Paf Alimentos – que incluiu desde uma redefinição de toda estratégia do portifólio de marcas da empresa, redesenho da identidade visual e embalagens das principais linhas de produtos, lançamento de novas marcas e submarcas, comunicação a clientes e consumidores, assim como a participação na APAS Show 2022 – a empresa investiu, nos dois últimos anos, cerca de R$ 10 milhões. “Estamos sempre antenados às mudanças de mercado e muito otimistas com esta nova fase”, reforça Marcelo Assaf.

 

APAS Show – Em sua segunda participação na APAS Show, que reúne o setor de alimentos, bebidas e material de higiene pessoal, a Pif Paf Alimentos espera estreitar e ampliar o relacionamento com clientes atuais e potenciais, fortalecer a sua reputação corporativa e a imagem das suas marcas, abrindo novas frentes de negócio. 

Além de conhecer mais sobre o portifólio de marcas renovado da empresa – e seus mais recentes e próximos lançamentos – o visitante poderá assistir a aulas-show de gastronomia com o consultor e professor David Laranjeiras, experiente chef de cozinha formado pela Le Cordon Bleu Paris. Entre os dias 16 e 18 de maio, David vai preparar várias receitas com produtos Pif Paf Alimentos e irá demonstrar, ao vivo, seu modo de preparo e como deixá-los ainda mais saborosos. Além das receitas, serão promovidas degustações diárias e distribuição de brindes.  

Na programação, estão ainda previstos novos lançamentos de produtos, como o novo Pão de Queijo, o Salame Tipo Italiano e o Presunto Cru, todos da linha Pif Paf Artesano, que foi lançada em 2021 com duas versões de pizzas, cuja proposta é oferecer produtos acessíveis com característica artesanal. Já a linha Pif Paf Cozinha Fácil reúne produtos com o diferencial de já serem entregues em porções ao consumidor, eliminando uma etapa no preparo das receitas. Também serão apresentados o Pernil Suíno e o Filé de Peito de Frango, ambos em cubos e tiras.

Sobre a Pif Paf Alimentos 

Com sede corporativa em Belo Horizonte (MG), a Pif Paf Alimentos, é a maior indústria frigorífica mineira, com cerca de 10.000 colaboradores, atua nas cadeias de produção verticalizada de aves e suínos, sendo uma das maiores empresas nacionais do segmento alimentício. É dona das marcas Pif Paf, Fricasa, Uniaves, Club V, Flip, Rio Branco, Pescanobre,entre outras. 

Aos 53 anos, sua estrutura operacional é dedicada à produção, abate e processamento de frangos e suínos, e está distribuída em oito estados – Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina -, abrangendo sete plantas industriais, sete fábricas de ração, cinco matrizeiros e três incubatórios, além de 18 centros de distribuição e pontos de transbordo. Seu mix contempla mais de 1.000 itens, como carnes, pescados, embutidos, massas, pratos prontos, pães de queijo, e muito mais. 

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