Galeria Suspensa
Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, a exposição “Modernismo desde aqui”, composta por 68 obras, apresenta um olhar decolonial sobre o movimento modernista brasilero.
Embora a produção artística fora do eixo Sudeste tenha se destacado à época, é pouco lembrada na narrativa histórica do movimento modernista. Na exposição, a proposta é preencher essa lacuna com obras dos artistas contemporâneos – muitos deles representantes da diáspora africana no Brasil – que, de alguma forma, dialogam com referências como Lasar Segall e Tarsila do Amaral, também presentes na mostra.
Venha conhecer a exposição e participe da programação paralela, que inclui bate-papo, exibição de filmes e cursos!
Visite: Entrada gratuita. Terças a sábados, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h.
Galeria Suspensa
Cerca de 150 balões de resina com transparência e brilho semelhante ao cristal fazem parte da instalação Revoada #3, da artista plástica e fotógrafa Flávia Junqueira, que inaugura o projeto Galeria Suspensa, resultado da parceria do Paço das Artes com o Shopping Pátio Higienópolis.
A instalação ocupa uma área de cerca de 250 m² no vão central do Shopping, que torna a obra visível de todos os andares. No Paço das Artes, estão em exposição fotos da artista com a mesma temática.
Visite: Entrada gratuita. Shopping Pátio Higienópolis. Segundas a sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, a partir das 11h.
Participe da programação que integra “Modernismo desde aqui”!
Nesses bate-papos, artistas que integram a exposição são convidados a conversar com o público e com curador Claudinei Roberto da Silva sobre suas trajetórias, as obras exibidas e, ainda, as possíveis relações com as demais proposições presentes na mostra.
Programação presencial e gratuita.
07.05, às 15h
Bate-papo com artistas
André Ricardo, Eneida Sanches e Taygoara Schiavinoto
André Ricardo busca se aproximar de uma visualidade que denomina de “herança popular visual” a partir de memórias da infância e experiências do cotidiano. Eneida Sanches explora em sua pesquisa artística as múltiplas dimensões da gravura, perpassadas por sua sensibilidade afrorreligiosa. Taygoara Schiavinoto desenvolveu diversos objetos de uso cotidiano, como brinquedos e utensílios domésticos.
14.05, às 15h
Bate-papo com artistas
Eduardo Ver e Sérgio Lucena
Eduardo Ver tem tido a capacidade de evocar a cosmogonia da umbanda a partir da sua complexidade e beleza que lhe é própria. Sérgio Lucena valorizava as expressões populares e seus mitos fundadores, o que influencia consideravelmente os primeiros anos de sua produção e sua pintura a óleo.
Crédito: frame do documentário
21.05, às 15h
Exibição do documentário “Maurino dança”
O curta documental traz a arte singular do artista barroco Maurino Araújo, com depoimentos livres sobre sua arte, a viagem à Nigéria que revolucionou sua identidade, o preconceito, a depressão e a dança – uma forma de lidar com a doença. Com gravações na casa do artista, “Maurino dança” (dir. Veronica Manevy e Marcelo Sant’Ana, Brasil, 2018, 13 min, livre) o acompanha também em andanças e danças por Belo Horizonte.
Após a exibição, terá uma fala do curador da exposição, Claudinei Roberto da Silva, sobre a importância de Maurino Araújo e sobre a obra do artista presente na exposição.
Programação presencial e gratuita.
Crédito: Bia Stein | Paço das Artes
28.05, às 11h
Oficina | Carimbos botânicos: monotipia com folhas
O Núcleo Educativo do Paço das Artes, em parceria com a Associação Amigos do Parque Buenos Aires, convida você e sua família para uma oficina ao ar livre no Parque Buenos Aires!
Assim como o artista Santidio Pereira se inspirou nas memórias de sua infância, passada no Piauí, para criar essa obra que integra a exposição “Modernismo desde aqui”, você poderá utilizar folhas, ramos, sementes e gravetos para criar desenhos diversos.
16 vagas | ordem de chegada
Em caso de chuva, a oficina será reagendada.
Onde: Parque Buenos Aires (Praça das Mães) – Av. Angélica, 1500
Programação presencial e gratuita.
Crédito: sem título, Marcio Marianno
CURSO ON-LINE
Modernismo desde aqui: As múltiplas faces do fenômeno moderno
10, 17, 24 e 31 de maio, terças, das 19h às 21h
Valor: R$ 120
O curso, ministrado pelo curador da exposição, Claudinei Roberto da Silva, pretende abordar o modernismo brasileiro a partir de uma perspectiva decolonial, colocando no centro do debate a heterogeneidade da produção artística proveniente da periferia da sociedade.
Aula 1 | Precedentes históricos. Irmãos Timótheo e Lima Barreto – os modernistas que não consignam manifestos.
Aula 2 | A festa é a fresta, modos de organização social não canônicos. Rebeliões modernas.
Aula 3 | Na pintura: de personagem a protagonista – imagem do negro no modernismo.
Aula 4 | Reflexos na contemporaneidade – a periferia no centro.
O Paço das Artes está a um clique de distância
Visitas educativas, curiosidades sobre os artistas e mais: fique por dentro da programação completa do Paço das Artes e tenha acesso a conteúdos exclusivos na tela do seu celular. Siga-nos nas redes sociais e não perca nada!