“A maneira como você prepara um omelete, diz muito sobre o seu caráter“, não é à toa que o célebre e polêmico chef Anthony Bourdain dizia esta frase.
Preparar um omelete exige muito mais do que simplesmente quebrar ovos e jogá-los na panela. O clássico prato francês diz muito a respeito das habilidades de um cozinheiro, conseguir a combinação perfeita entre textura cremosa por dentro e superfície lisinha e dourada (jamais queimada!) por fora, pode ser uma missão bem complicada, sobretudo quando se tem em mãos apenas ovo, manteiga e fogo.
A coisa é tão séria que muitos restaurantes de renome utilizam o preparo do omelete como teste para selecionar seus contratados.
Então, para que ninguém corra o risco de se perder na simplicidade do omelete, listaremos abaixo a essência para um preparo de um omelete perfeito:
Frigideira
Pré-aquecer a frigideira antiaderente.
Preparar ovos
Quebrar 2 ovos (para um omelete de entrada) ou 3 ovos (se for prato principal) e temperar com um pouco de sal. Misture suavemente.
Untar frigideira
Untar a panela com manteiga (o suficiente para o omelete deslizar com facilidade) e despejar a mistura dentro dela.
Cozinhar
Continuar misturando suavemente em fogo alto por tempo necessário para ficar levemente dourado por fora e cremoso, quase líquido por dentro (baveuse), cerca de 3 a 5 minutos.
Fechar o omelete
Quando o ovo começar a ganhar corpo e o fundo aparecer limpo, comece a fechar o omelete como um envelope.
Rechear
Se for rechear, esse é o momento. Colocar quando estiver dobrando, ou mesmo por cima, fazendo um corte em cima das dobras.
Simples, não?! Todavia, seus omeletes jamais serão os mesmos!
Fonte: Receitas sem Fronteiras