A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, participou na manhã de hoje da cerimônia de abertura da ABAV Travel SP, em Águas de Lindóia, com um discurso dirigido aos agentes de viagens, público principal do evento realizado pela ABAV-SP | Aviesp, agora unidas em uma só entidade.
Começou por definir sua concepção sobre o conceito de associados e associações embasada na experiência de sete anos como líder setorial. “Vocês sabem do que é feita uma associação hoje em dia? É feita de coragem, é sustentada e mantida por pessoas de extrema coragem. Organização voluntária. Isso significa que as pessoas que estão dirigindo uma associação como a ABAV, pessoas como eu, o Fernando, e tantos outros aqui deixam suas empresas, agências de viagens iguais a de vocês, para planejar, negociar, defender e lutar por todas as agências de viagens. E fazemos isso de forma voluntária; não somos contratados, nem remunerados, e pagamos a nossa mensalidade”.
Lembrando os 40 anos de profissão, Magda falou do apreço que tem pela política justa, e pelo Turismo, setor a que atribui muito das suas conquistas. Motivos que justificam a sua decisão de abraçar a política setorial e os desafios do associativismo. “Conheço as dores e as delícias de ser agente de viagens. Mas para fazer o que fazemos, da forma como fazemos, é preciso acima de tudo, ter coragem, ter certezas, conhecer seus pares, reconhecer o outro em suas palavras e ter a fé que depois de mim vem alguém melhor do que eu, que vai lutar por nós porque eu deixei uma porta entreaberta”.
Desmistificando a ideia de glamour que muitos ainda mantêm, foi direta ao ponto. “Existe uma ideia que ser dirigente de uma associação é glamouroso. Que existem muitas regalias e benefícios. Eu já estou nisso há mais de 7 anos e tenho lugar de fala para afirmar ipsis literis que não é assim. Talvez essa fosse a realidade de um passado já bem distante. E hoje queremos ação, não benefícios”.
Da busca por leis mais justas, relações comerciais harmônicas, e a busca pela sustentabilidade dos negócios das agências, Magda destacou ações encampadas pelas entidades, em especial nos últimos tempos, dois anos difíceis com desafios ainda não superados.
No encerramento, convidou a todos para se reunirem novamente de 21 a 23 de setembro na ABAV Expo, este ano em Pernambuco. “Vamos entregar o maior evento dos últimos anos, com projeção de mais de 30 mil participantes. A pandemia não nos derrubou, estamos aqui e teremos mais um grande e excelente evento pela frente”.
www.abav.com.br