A prefeitura de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, deu parecer favorável à construção na cidade da Triumph Tower, um imenso edifício de 154 andares e 509 metros que se tornará o maior prédio do América Latina e o mais alto edifício residencial do mundo.
A aprovação parcial surge meses depois da mesma prefeitura realizar, em dezembro do ano passado, uma grande obra para ampliar a faixa de areia na orla para devolver o Sol à praia e driblar a sombra imposta pelos edifícios construídos à beira-mar: a previsão do novo projeto, porém, é erguer a nova e gigantesca torre na orla da Praia Central.
© Vitor PaivaEDIT_Triumph_Tower_1
O edifício será uma parceria entre a FG Empreendimentos e a Havan, e terá uma área total construída de 134.036,21 m². O plano diretor de Balneário Camboriú não determina limites de altura para a construção de edifícios na Avenida Atlântica, por exemplo, endereço da maioria dos arranha-céus do município.
O maior edifício do Brasil, chamado Infinity Coast, com 66 andares e 234 metros de altura, fica na cidade, e também foi construído pela FG. Antes da Triumph Tower ficar pronta, porém, um novo recordista será erguido ainda este ano na cidade: com 81 andares e 281 metros de altura, o edifício Yachthouse se tornará, ao menos por um período, o maior edifício do Brasil.
O projeto agora se encontra sob análise da Secretaria Municipal de Planejamento e, com o projeto arquitetônico aprovado e a deliberação do Conselho da Cidade, o alvará de construção poderá ser pedido pela construtora. Para ser construído, o projeto precisa conseguir o Termo de Aprovação da Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária, e a aprovação do Conselho da Cidade e de licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
O projeto aguardava aprovação desde novembro do ano passado, e o parecer favorável da prefeitura foi emitido pela Comissão Especial de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança (CEIV), órgão que avalia os projetos antes de chegarem ao Conselho da Cidade.
© Vitor PaivaEDIT_Triumph_Tower_2
A falta de limites de altura determinado no plano diretor da cidade é motivo de críticas constantes sobre o desenvolvimento urbano desenfreado em Balneário Camboriú – segundo a prefeitura, apesar do parecer favorável, o projeto ainda está em análise, e a construtora também informou que pendências e detalhes podem ser alterados até a construção.
A própria altura do edifício poderá ser redefinida. Segundo a construtora, ainda não há data para o início da construção da Triumph Tower na cidade catarinense, que inicialmente terá 230 apartamentos e 840 vagas de garagem. Se for construída com a altura informada, o prédio será um dos 10 maiores do mundo.
Fonte: Hypeness