“Após dois anos de pandemia, a retomada da Hair Brasil superou nossas expectativas e projetamos uma melhora ainda maior para 2023”, resume o diretor geral da Hair Brasil, Jeferson Santos.
Para o próximo ano, a expectativa é aumentar em 20% o número de expositores, que nesta edição 2022 foi de 900 marcas. E a próxima edição da Hair Brasil já está confirmada para 25 e 28 de março de 2023, em São Paulo.
Para a maioria das marcas presentes nesta edição, a percepção é de que o mercado de beleza está retomando seus negócios e reaquecendo as vendas após o impacto da pandemia.
Muitos expositores afirmaram que o ticket médio foi maior do que em anos anteriores a pandemia, já que a Hair Brasil deixou de ser realizada por 2 anos.
Outro dado sentido foi a qualificação do público, que compareceu a feira com intuito de fazer negócio.
CONTEÚDO
A 19ª edição do Fórum Educacional Hair Brasil contou com mais de 100 eventos de capacitação, tendências e gestão, e reuniu mais de 4mil profissionais.
Júnior Carvalho, diretor do fórum, afirma que um dos destaques foi a palestra “Plataformas Meta e o Segmento da Beleza: tendências e oportunidades”, ministrada por Nina Dragone, Head Sales & Business Development da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger).
Nina falou de como o movimento de vendas pelas plataformas Meta mudou a forma de vender e consumir produtos, serviços e conteúdo de beleza.
De acordo com dados da pesquisa realizada pela empresa em dezembro de 2021, no Brasil, 85% das vendas antes da pandemia eram realizadas presencialmente; a partir de 2020, as pessoas mudaram as formas de consumo e a maneira como se relacionam com os próprios hábitos de beleza, resultando em 81% dos brasileiros adotando as compras digitais.
Destes, 64% passaram a comprar por canais como whatsapp, direct do Instagram, entre outras plataformas digitais.
“O processo de descoberta não é mais linear: hoje, quanto mais fácil e mais rápida é a forma de pagamento, maior a propensão da pessoa efetuar a compra online”, destaca Nina.
FÓRUM HAIR BRASIL USA
A grande novidade dessa edição da Hair Brasil foi o lançamento de seu novo projeto, o Fórum Hair Brasil USA, programa internacional de formação e aperfeiçoamento dos cabeleireiros.
Liderado por Thomas Santos, filho do fundador da Hair Brasil, Francisco Santos, o projeto vem sendo desenvolvido há 3 anos, e já contou com duas edições híbridas, em março de 2021, em Orlando, e em outubro de 2021, em Miami, reunindo mais de 500 pessoas no presencial e mais de 1000 no online em cada edição.
Com a 3ª Edição confirmada para os dias 14 e 15 de novembro de 2022, também em Orlando, o evento tem como parceiros a certificadora nos EUA para profissionais de beleza Wonderful Beauty; a GWP Brasil Group, empresa brasileira de beleza que atua no mercado americano com salões em Orlando e Nova York; e o Pro-Beleza, umas das mais ativas entidades de classe do setor no Brasil, dentre outros.
“Esse é o primeiro passo para nossa expansão internacional, após 20 anos nos consolidando como a mais importante feira de beleza profissional do mercado nacional, reforçando a filosofia da empresa de reunir o setor, valorizar os profissionais e colaborar para sua capacitação, agora visando também o mercado global, com foco na América Latina”, comenta Thomas Santos.
“Nosso propósito com esse novo evento é promover um intercâmbio cultural, reforçando os laços de confiança e relação mútua com o setor de beleza também nos EUA”, finaliza Juliana Villa dos Santos, diretora da Hair Brasil USA.
Fonte: Portal Radar