Promovida pela Faber-Castell, exposição, com obras de nomes como Eduardo Srur, padre Fábio de Melo, Regina Silveira e Mauricio de Sousa, fica em cartaz até 3 de abril no Saguão B
Está chegando ao fim a mostra interativa O Lápis Mais Criativo do Mundo, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo. Organizada pela Faber-Castell, a exposição, que tem o objetivo de celebrar o poder da criatividade em todo e qualquer território e destacar a importância que o lápis tem para inspirar grandes obras, inovações, criações e objetos, poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 3 de abril.
O espaço reúne produções exclusivas de grandes artistas e personalidades brasileiras, das mais diversas áreas como arte, pop, ilustração, design, moda e arquitetura, criadas a partir de um mesmo ponto de partida: um esboço a lápis. Ao todo, reúne mais de 40 obras e produções, divididas em cinco grandes espaços: O Lápis Mais Criativo do Mundo; O Lápis e as Invenções; Os Lápis que Fizeram História; Os Lápis Fazendo Arte; e O EcoLápis Faber-Castell, apresentando seu ciclo sustentável. Além de contar com experiências sensoriais e multimídia, oferecendo assim um ambiente imersivo e conectado à criatividade.
“Na mostra, queremos materializar o conceito de que qualquer pessoa pode ser criativa, basta ter o lápis. E, pensando nisso, reunimos criações de diferentes segmentos e em diversos formatos, criadas a partir de esboços a lápis, para que os visitantes se inspirem e despertem seu potencial criativo”, afirma Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell. “Queremos que as pessoas entendam que a criatividade é para todos e pode ser utilizada das mais variadas formas. E nosso lápis tem sido, ao longo da história, uma importante ferramenta no processo criativo”, complementa.
A área externa da mostra conta com uma escultura de 1,70 m produzida a partir de lápis coloridos reciclados, produzida pelo artista visual Eduardo Srur, inspirada na criatividade. A exposição ainda conta com três paredes instagramáveis ao longo do percurso para que o visitante possa registrar a experiência, além de uma loja física da Faber-Castell ao final para tornar o passeio ainda mais completo.
No O Lápis Mais Criativo do Mundo, oito artistas e personalidades de diferentes segmentos apresentam criações exclusivas que tiveram um ponto em comum: foram criadas a partir de esboços produzidos com o mesmo lápis, em uma corrente de criatividade. O espaço reúne uma “Prece da Criatividade”, do Padre Fábio de Melo; um vestido do estilista Alexandre Herchcovitch; luminárias do designer Paulo Biacchi; e outras obras inéditas dos artistas Sig Bergamin, Carlos Ruas, Hanna Lucatelli, Maddu Magalhães e Studio Dalzotto. Para oferecer uma experiência imersiva, cada criação conta com sons que remetem ao ateliê ou aos espaços nos quais foram criadas.
Na área dedicada ao O Lápis e as Invenções estão trabalhos de criativos brasileiros que tiveram um grande impacto para a sociedade. Entre eles, a Mochila Filtro, do projeto Água Camelo; e o Poste de Garrafa Pet, da organização Litro de Luz.
Já no espaço Os Lápis que Fizeram História, os visitantes encontram uma instalação multimídia no formato de livro digital com rascunhos inéditos de grandes invenções mundiais. Entre elas, um esboço do 14 Bis, de Santos Dumont; o Manuscrito da Missões Folclóricas, de Mário de Andrade; e o Orelhão, criado por Chu Ming Silveira.
A mostra conta também com um espaço dedicado a expoentes da comunidade artística. Em Os Lápis Fazendo Arte estão os primeiros rascunhos dos personagens Bidu e Franjinha (da Turma da Mônica), de Mauricio de Sousa, e obras inéditas, criadas a partir de esboços a lápis, das artistas plásticas Regina Silveira e da drag queen amazônica Uýra Sodoma, e intervenções multimídia do artista digital VJ Suave.
O último espaço da mostra ressalta um tema inerente à história da Faber-Castell: a sustentabilidade. Por meio do ambiente O EcoLápis Faber-Castell é apresentado todo o seu processo de produção. As pessoas podem interagir e aprender sobre o tema de uma maneira lúdica e divertida. A ideia é chamar a atenção dos visitantes para o fato de que a marca é a única empresa no mundo a plantar a madeira para seus lápis, que são 100% fabricados com matéria-prima de reflorestamento. Os mais de 10 mil hectares de florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, servindo não apenas como uma fonte sustentável de matéria-prima, mas também para compensar toda a pegada de carbono das unidades de produção da companhia em todo o mundo.
Para fechar com chave de ouro, o percurso termina em um elevador interativo com experiência sonora. Ambientado com a música “Aquarela”, do cantor Toquinho, o espaço faz uma homenagem ao artista que faz parte da história da Faber-Castell.
SERVIÇO
O Lápis Mais Criativo do Mundo
Até 3 de abril
Terça a domingo, das 9h às 16h30
Grátis
No Saguão B, do Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria ou pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203
O Lápis Mais Criativo do Mundo
Realização e Concepção: Agência OITO™
Direção geral: Guil Salles
Direção criativa: Caio Campagni
Direção de Produção: Gabriel Polycarpo
Concepção e direção cenográfica: Mauricio Kusano
Design expográfico e arquitetura: Delistudio – Mauricio Kusano, Renato Bitencourt e Julia Lavieri
Direção Artistica: Demetrio Portugal
Gerencia de Projeto: Deco Mariano
Produção Executiva: Bruno F. F. Quental
Assistentes de Produção: Beatriz Almeida e Leonardo Lusa
Produtora Cultural: Graziela Adorno
Animação: Thiago Marcondes
Direção de Arte: Milena Freitas
Ilustrações: Filipe Ienco
Assistentes de Arte: Márcio Coelho, Carolina Caffé.
Edição de Texto: Gabriela Longman
Sonorização imersiva: CPRO
Sobre o Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a Faber-Castell
Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e 10 mil hectares de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano e absorvem 900 mil toneladas de CO2 da atmosfera, compensando a pegada de carbono das plantas de produção da marca em todo o mundo. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas, a plataforma Hora da Invenção e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.