Nesta edição, conversamos com o Prof. Celso dos Santos Silva, presidente da organização sem fins lucrativos Cozinheiros Sem Fronteiras (@cozinheirossemfronteirasofi), presente em 50 países e que desenvolve programas internacionais de combate a fome e desnutrição humanas, além da promoção de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de gastronomia e hospitalidade brasileira.
O Prof. Celso é vice-presidente internacional da AREGALA, associação gastronômica fundada na América Latina, nas ruínas místicas de Machu Pichu, no Peru, há 36 anos. É a decana do continente americano, mas hoje se espalhou por quase todo o planeta, mantendo representações e escritórios em 60 países do mundo resgatando e difundindo os valores culinários das cidades, desenvolvendo sua gastronomia como valor cultural, social, turístico, trabalhista, humanista, filantrópica folclórica, histórica, educacional e identidade de suas nações.
Ainda, Celso possui extensa formação acadêmica nas áreas de Turismo e Educação, sendo pós-doutor em Educação pela Florida Christian University e é docente desde 1987. Atualmente leciona na Pós-Graduação e Extensão Universitária em Gastronomia no SENAC/SP e é consultor e Instrutor Empresarial em Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Administração para SINHORES – SP, FHORESP, CNTUR, ABRESI.
Vamos também receber em nossa live, Walter Ney, o presidente da Copirecê (@flocaopuromilho), que produz o Flocão Puro Milho, que em 2021 recebeu a Certificação de Conformidade de Produtos Não OGM (Organismos Geneticamente Modificados), pelo Instituto Biodinâmico (IBD), que atesta aos consumidores de que aquele é um produto seguro, sem componentes geneticamente modificados. A Copirecê – Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê, na Bahia, é a única cooperativa do Nordeste com o selo Não OGM e tem como propósito principal ampliar a produção de alimentos livres de veneno na região da Chapada Diamantina.
Participa conosco ainda, Luciano Fernandes de Souza, Presidente da Coopemapi (@meldasgerais), representando a marca Mel das Gerais. Luciano é engenheiro de produção e se especializou em processos apícolas, sendo apicultor desde 2011. Coordena o programa Rota do Mel do Norte de Minas, coordena a Câmara técnica da apicultura do Norte de Minas e é membro do Conselho gestor do IG do mel de aroeira do Norte de Minas. Luciano nos apresentará o mel de aroeira, mel de café, entre outros meles especiais do norte de Minas Gerais e seus benefícios.
Será imperdível e queremos você com a gente.
Se quiser enviar antecipadamente sua pergunta para os participantes, siga o perfil do Instituto Auá e envie uma mensagem por direct.
Até lá!
Instituto Auá