Os interessados em participar do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 terão até 15 de março para realizarem suas inscrições. A extensão de quatro dias visa atender a demanda de interessados e pré-inscritos que pediram um prazo maior para finalizarem seus cadastros.
“Nosso prêmio mudou para ser mais abrangente, para englobar um número mais diversificado de boas iniciativas e, como nos últimos dias tivemos uma alta nos pedidos de um prazo maior, decidimos aplicar essa extensão no prazo das inscrições, com um período que pega inclusive o fim de semana, para que todos os que têm ótimos cases para mostrar tenham a possiblidade de participar da premiação e inspirar cada vez mais pessoas. Não queremos que ninguém fique de fora”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Com o tema Resiliência e nova roupagem, a premiação atualizou critérios para trazer luz ao que realmente faz a diferença para os dias atuais e ampliou abrangência para abraçar iniciativas que reflitam em suas ações o mais profundo significado da resiliência, palavra tão falada nos últimos anos.
“Esta é uma edição muito especial do Prêmio, que reconhece o momento atual e a nova postura necessária do mercado. Além da resiliência, que foi vital para a superação do nosso setor, a premiação ressalta e valoriza a colaboração nas ações inscritas.
Chegamos a este novo formato justamente a partir do trabalho conjunto e do envolvimento minucioso de todo o grupo formado pelos jurados de renome nacional e internacional, por parceiros técnicos, consultores especializados, além da diretoria da BRAZTOA, que está completamente alinhada para evidenciar a atuação responsável do turismo brasileiro, nos 17 ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e unir o setor em torno do propósito da sustentabilidade”, ressalta Marina Figueiredo, vicepresidente da BRAZTOA.
Entre as novidades está a inexistência de categorias. Hoje, os inscritos serão avaliados a partir de um ponto comum: a resiliência e seus resultados práticos. Quais foram as iniciativas sustentáveis adotadas em seu negócio ou destinos – de forma individual ou coletiva – que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia e impactaram
positivamente as pessoas, o planeta, e quais são seus resultados econômicos? Essa é a pergunta-chave que os interessados em se inscrever deverão responder.
O novo formato, que prima por uma abordagem integrada e criteriosa, foi construído coletivamente, a partir de reflexões e sugestões de especialistas que integram o corpo de jurados, e consolidado com o apoio de Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados, empresa de consultoria que apoiará a realização da 9ª edição do Prêmio.
Ampliando seu escopo colaborativo, também pela primeira vez, o Prêmio contará como suporte de universitários da USP, liderados por Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da EACH/USP. Os estudantes serão responsáveis por apoiar o processo de inscrição e pela pré-seleção das iniciativas mais aderentes, que seguirão posteriormente para análise dos jurados. O trabalho será realizado em duplas, para que
a transparência e imparcialidade sejam garantidas.
Os finalistas serão anunciados no dia 1de abril pelo corpo de jurados, que tem entre seus nomes Alexandre Garrido (ABNT/ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (PNUMA), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (UNB), Jéssica Kobayashi (Senac), João Tasso (LETS), Mariana Aldrigui (USP/Fecomercio), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica – CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance).
Serão premiadas as cinco melhores inciativas e, a critério do júri, poderão ser feitas homenagens e oferecidas Menções Honrosas como reconhecimento às iniciativas que merecem destaque.
Todos os vencedores, além de serem reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação com certificado de participação e troféu, receberão o selo “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022”, que conta com a chancela de organizações representativas, como o Ministério do Turismo, de forma a poderem utilizá-lo publicamente – de acordo com regras predefinidas que receberão ao fim do processo –
e também poderão integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade, composta pelos vencedores de todas as edições do Prêmio, jurados e representantes da entidade.
A BRAZTOA ainda promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2022, nos seus canais de comunicação e na mídia, por meio de sua assessoria de imprensa.
Além disso, os vencedores passarão a ser recomendados como parceiros de negócios para operadoras BRAZTOA e receberão voucher para participar como aluno de um minicurso da Academia de Excelência Braztoa com tema a ser definido pela entidade.
Os interessados terão até o dia 15 de março para se inscrever por este link e
concorrer à tão esperada noite de premiação, marcada para 10 de abril, na Serra Catarinense. O evento tem o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo, como apoiadores institucionais.
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022
Inscrições de 24 de fevereiro a 15 de março, por meio do link:
https://premiobraztoadesustentabilidade.questionpro.com
Parceiros: Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e
Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana)
Patrocínio: Iberostar
Apoiadores Institucionais: SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo.
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais – responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.