Japan House São Paulo promove semana dedicada a robótica, tecnologia e educação

Japan House São Paulo promove semana dedicada a robótica, tecnologia e educação

Gratuito e aberto ao público, o evento “Roboto Lab” apresenta programação diversa incluindo palestras, workshop e apresentação de Robôs por equipes de diversos estados brasileiros

Entre os dias 15 e 20 de março, a Japan House São Paulo promove a “Roboto Lab”, iniciativa inédita que apresenta o universo da robótica por meio de uma programação gratuita, envolvendo exposição, apresentação de sumô de robôs, oficinas e palestras com especialistas da área acadêmica e indústria brasileira e japonesa. O evento tem apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, JETRO, Instituto Mauá de Tecnologia, NEC, Mitsubishi Eletric, Pilot e ZOOM Education. 

Com uma expografia high tech que recria a atmosfera de laboratórios de engenharia e de tecnologia experimental, a Roboto Lab oferecerá uma imersão completa no universo da robótica, uma vez que os visitantes poderão interagir com um painel que trará um “Raio X” dos robôs, controla-los, assistir a demonstrações de braço mecânico, entre outras atividades. Como complemento, uma exposição dedicada ao tema apresenta a história e conceitos básicos da robótica, além de trazer um panorama das influências desses princípios na vida cotidiana. 

Para complementar a programação, a Japan House São Paulo também apresenta quatro palestras com renomados especialistas e pesquisadores da robótica e tecnologia no Brasil e Japão em seu canal no YouTube, sempre às 20h. A primeira, acontece no dia 15/3, com o tema “Competições robóticas e sua aplicação na sociedade”, com o Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, e o Prof. adjunto do Instituto de Tecnologia Nishinippon, Yasunori Takemura. 

No dia 16/3, Jaime Perrotti, especialista em Marketing na área de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, e o Prof. Fernando Madani, Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, comentam sobre o uso de robôs dentro de um ambiente produtivo industrial. Já no dia 17/3, a especialista em robótica japonesa, Shoko Takahashi, CEO da empresa Incubion, apresentará as práticas do dia a dia para convivência entre homem e robô. 

Encerrando o ciclo das palestras, em 18/3, sob o título “Inovação e Tecnologia: Elos Brasil-Japão”, Cristiano Blanez, diretor de Inovação na NEC no Brasil; Tatiana Nagamine, Analista Econômica nos programas de Inovação e Invest Japan da JETRO São Paulo, e Antônio Makiyama, CEO da startup brasileira VIVAX, mostram como a inovação e a tecnologia têm criado pontes, inclusive comerciais, entre Brasil e Japão.  

Para as apresentações de Sumô de Robô, que acontecem nos dias 19 e 20 de março, a Japan House São Paulo receberá equipes universitárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Amazonas, com a coordenação técnica do Instituto Mauá de Tecnologia. As atividades serão realizadas em um Dohyo (espaço destinado às batalhas, criado especialmente para o térreo da instituição) com a participação do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Wolfbotz); Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Omegabotz); Instituto Mauá de Tecnologia (Kimauanisso Robotics Team); Instituto Nacional de Telecomunicações (Robot Bulls); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Equipe PUCPR de Robótica Móvel); Serviço Social da Indústria (Equipe de Robótica Sesi – AM); Universidade de São Paulo (ThundeRatz); Universidade Estadual de Campinas (Equipe Phoenix de Robótica da Unicamp); Universidade Federal do ABC (Equipes Tamandutech e Project Neon); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Salvador Vipers); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Minervabots) e mais três grupos particulares, sem vínculo com universidades: RSM Robótica, Raiju e Equipe Paralela. O primeiro andar da instituição servirá como laboratório das equipes para preparação e ajustes técnicos dos robôs para a apresentação, sendo aberto para visitação aos interessados em entender mais sobre este processo.  

Para o Presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, o evento representa um marco na história da instituição. “Esta é a primeira vez que reunimos em um projeto elementos tão simbólicos e relevantes no Japão como a tecnologia, esporte e educação. Com a Roboto Lab, daremos maior visibilidade para o trabalho relacionado a robótica e tecnologia desenvolvido nas universidades brasileiras e empresas japonesas, bem como desejamos estimular as carreiras denominadas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, completa Klug. 

Como parte do JHSP Acessível – iniciativa com o propósito de criar oportunidades equitativas para diversos públicos – algumas atividades da Roboto Lab contam com recursos de libras e audiodescrição.  

Programação:
Oficina Zapty – Arquitetando
ZOOM Education
Dias 15, 16, 17 e 18/03, Sessões às 14h, 15h e 16h (duração de 45 minutos)
Dias 19 e 20/03, sessões às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h (duração de 45 minutos)
Participação mediante retirada de senha na recepção 1 hora antes da atividade
Vagas limitadas.  

Apresentação Sumô de Robô
Dias 15, 16, 17 e 18/03, das 10 às 18h
Dias 19 e 20/02, das 9h às 18h
Térreo
Participação livre  

Palestra Competições robóticas e sua aplicação na sociedade
Dia 15/03, às 20h
Canal do YouTube da Japan House São Paulo  

Demonstrações de Robô Industrial – Mitsubishi Electric
Dia 16/03, das 14h às 17h 
Térreo
Participação livre  

Palestra Panorama dos robôs na indústria
Dia 16/03, às 20h
Canal do YouTube da Japan House São Paulo  

Palestra Design da experiência de robô
Dia 17 de março, às 20h
Canal do YouTube da Japan House São Paulo  

Palestra Inovação e Tecnologia: Elos Brasil-Japão
Dia 18/03, às 20h
Canal do YouTube da Japan House São Paulo 

Apresentação de Sumô de Robô
Dias 19 e 20/03, das 11h às 17h
Térreo
Participação livre  

Laboratório Equipes
Dias 19 e 20/03, das 10h às 17h
Primeiro andar
Participação livre   

SERVIÇO:
Roboto Lab
Período: de 15 a 20 de março de 2022
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (térreo)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação (visitantes acima de 18 anos com, pelo menos, 2 doses do imunizante e de 12 a 18 anos, no mínimo, 1 dose)
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 
A exposição conta com recursos de acessibilidade. 

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo:
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.  

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *