Vitória no tie-break contra Aprov/Chapecó deixa equipe a uma vitória da semifinal da competição nacional
O Suzano Vôlei enfrentou o Aprov/Chapecó fora de casa neste sábado (05/03) e venceu por 3 sets a 2 na Superliga B, conquistando sua quinta vitória no torneio. O duelo realizado no Ginásio Ivo Silveira, em Chapecó-SC, valeu o posto de líder da segunda divisão nacional graças à derrota do Niterói Vôlei. Com as parciais de 25×20, 21×25, 20×25, 25×14 e 17×19, o clube precisa de apenas uma vitória para garantir a vaga na semifinal da competição.
Na luta por sua quarta vitória seguida na liga, o Suzano começou bem a partida em Santa Catarina, trocando os primeiros dez pontos com o Aprov de forma ininterrupta. Após isso, o time da casa abriu uma pequena vantagem de dois pontos no placar e administrou o resultado, mesmo com as investidas do time do Alto Tietê. Atrás no set, os comandados de Marcão lutaram, mas perderam a primeira parcial por 25 a 20.
Após o resultado do set inicial, a ordem era voltar para o jogo contra os mandantes para impor a qualidade que levou a equipe às primeiras posições da tabela. Novamente, a igualdade reinou nas ações do jogo no Ginásio Ivo Silveira durante o período, contando com muita animação do adversário e foco dos suzanenses, determinados a buscar o empate. Mais certeiros nas recepções e finalização de jogadas, os paulistas encaixaram seu jogo para vencer a parcial por 25 a 21, deixando o duelo empatado em 1 a 1.
A partir da igualdade, o Suzano tomou as rédeas do jogo e comandou as ações com muita velocidade e intensidade. Anulando os principais pontos ofensivos do Aprov com bloqueios e quebrando bolas no saque, o time não teve dificuldades para abrir uma confortável vantagem e ditar o ritmo do set, fechando a parcial em 25 a 20 para virar o duelo.
Restando apenas um set para o término do jogo, o cenário para o Suzano era de manter o ritmo em quadra contra o adversário que não desistia do jogo. O quarto set teve grande número de acertos de saque dos chapecoenses para levar o jogo para o tie-break após anotar 25 a 14. Novamente, assim como em Araucária-PR, o Suzano teria uma quinta parcial pela frente, mas o resultado seria diferente.
Buscando superar o placar anterior, a comissão técnica suzanense trabalhou os nervos da equipe para focar nos acertos em quadra e ignorar a pressão do ginásio catarinense para voltar do Sul com a vitória. Em um set apertado com poucos erros de lado a lado, melhor para o Suzano que, ao final, venceu pelo placar de 19 a 17 para consolidar o triunfo e mais dois pontos, assumindo a liderança da tabela após o tropeço em casa do Niterói Vôlei contra o Ubevôlei/Araguari, faltando dois jogos para o fim da primeira fase.
Para Marcão, a equipe deixa Chapecó feliz com a vitória, mas sabendo da necessidade de melhorar para a sequência da competição. “Foi um jogo decidido no detalhe, contra um time empolgado com a torcida deles empurrando a todo momento, mas soubemos jogar e vencer. Por hora, vamos aproveitar o resultado e a liderança da Superliga B, pois teremos um jogo importante em casa na próxima semana e contamos com o apoio de Suzano para selar essa classificação”, disse.
O resultado positivo deixa Suzano na liderança com 15 pontos, precisando apenas de uma vitória nos dois últimos jogos para se classificar na Superliga B. O desafio decisivo contra o vice-líder Niterói Vôlei será no próximo sábado (12/03), às 18 horas, na Arena Suzano. Os ingressos para o jogo já estão à venda no site suzanovoleioficial.com.br/ingressos e a troca social estará disponível no Paço Municipal (rua Baruel, 501 – Centro) a partir desta segunda-feira (07/03), das 9 às 16 horas. Os interessados devem levar um quilo de alimento não-perecível para adquirir entradas para o jogo que pode sacramentar a classificação para os playoffs.
FOTOS: Rodrigo Goulart/Diário de Iguaçu