Modalidade cripto, NFTs vêm movimentando mercados de entretenimento, moda e games, e atraindo pessoas que não buscavam atuar neste mercado
Os debates sobre a evolução da criptoeconomia estão atingindo diferentes esferas. Enquanto as criptomoedas seguem como protagonistas no cenário da renda variável, outros elementos desse universo vêm impactando a sociedade em diversas escalas. É o caso dos NFTs, que estão transportando a tecnologia dos ativos digitais a setores que nunca se viram inseridos nesta disrupção, como arte, música, moda, bebidas, entre outros. E qual o seu impacto?
“Os NFTs são um tipo de tokens criptográficos que representam algo único no mundo e que não possui um valor predefinido, mas sim subjetivo. São tokens que não podem ser trocados como as criptomoedas, mas comprados e vendidos a partir de lances ou ofertas”, explica Rodrigo Soeiro, fundador da Monnos (https://monnos.com), primeiro cryptobank do país.
NFT vem da expressão em inglês non-fungible token, que significa token não fungível. “Para que um token seja classificado como não fungível, o seu criador o faz sob um protocolo onde o registro é detalhado de sua propriedade e histórico. Assim, a sua diferenciação, origem e demais aspectos ficam registrados no blockchain. Um NFT é um ativo que apresenta características únicas, não há como existir dois NFTs iguais no mundo, uma vez que cada um possui um hash digital próprio”, complementa o especialista.
Atualmente, os NFTs são mundialmente conhecidos por proporcionarem compras de obras de arte virtuais, mas também possibilitam a posse total de outros bens digitais, como roupas, músicas, terrenos, entre outros. Alguns modelos de negócios baseados em NFTs já existem, como é o caso dos jogos Axie Infinity, Decentraland e The Sandbox, e da empresa RTFKT, que comercializa tênis para avatares e foi adquirida recentemente pela Nike.
“O que se vê é uma revolução provocada por esse tipo de criptoativo, que impacta não apenas o setor de entretenimento, mas também games, moda, bebidas, imobiliário, financeiro e muitos outros. Os NFTs estão se mostrando tão grandes que até mesmo a criptoeconomia, que já é uma disrupção, se viu surpreendida. Aliás, NFT foi um dos termos mais pesquisados no Google em 2021, e uma pesquisa feita pela exchange crypto.com mostrou que pelo menos 50% das pessoas que ainda não atuam com cripto gostariam de comprar NFTs. Ou seja, há um novo mercado a se explorar”, conclui Soeiro.
Sobre a Monnos
Primeiro cryptobank do Brasil, a Monnos já opera em mais de 118 países oferecendo mais de 90 criptoativos diferentes. Entre os seus serviços, além do cartão com cashback, a companhia também trabalha com pagamento de boletos, oferece uma rede social de investimentos e possui um agregador de notícias, para que a base de clientes esteja sempre ciente de tudo o que acontece com o mercado cripto. Atualmente, conta com mais de 35 mil usuários no Brasil e no mundo.