No sábado, a entrada é grátis para todos no Museu da Língua Portuguesa; já no Museu do Futebol o dia gratuito será a terça-feira de Carnaval, e com horário estendido das 9h às 21h.
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, funcionarão normalmente durante o Carnaval, entre 26 de fevereiro e 2 de março. Só haverá mudança no horário de abertura na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 2, quando os dois espaços abrirão ao meio-dia e não às 9h, como geralmente acontece.
No sábado, dia 26, a entrada ao Museu da Língua Portuguesa será gratuita. Já quem for ao Museu do Futebol na terça-feira, dia 1º, não pagará nada para entrar. Como em toda primeira terça-feira do mês, o funcionamento do Museu do Futebol neste dia será em horário estendido, das 9h às 21h (com entrada permitida até as 18h).
Mas, atenção: na segunda, dia 28, tanto o Museu da Língua Portuguesa quanto o Museu do Futebol ficarão fechados para manutenção. Os ingressos de ambas as instituições custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos pela internet.
Assim, tanto o Museu da Língua Portuguesa quanto o Museu do Futebol são ótimas opções de passeios para quem ficar na capital paulista e também a quem visitar a cidade nesse feriado prolongado.
Reaberto em julho de 2021, o Museu da Língua Portuguesa exibe até junho a mostra temporária Sonhei em português!, que aborda a questão da migração do século XXI e os desafios enfrentados pelos imigrantes no processo de adaptação em um lugar que fala uma língua diferente. Há ainda a exposição principal, na qual o visitante pode conhecer diversos aspectos da língua portuguesa por meio de textos informativos, vídeos e interatividade em experiências como o Nós da Língua e o Falares.
Quem comparecer no sábado e no domingo ao Museu da Língua Portuguesa pode, ainda, realizar visitas educativas ao prédio da Estação da Luz (às 11h e às 15h) e temáticas às exposições (às 13h). Detalhe: sem a necessidade de agendamento prévio. Os grupos, de até dez pessoas, são formados no térreo do Museu, perto da bilheteria.
O visitante do Museu do Futebol conhece na exposição principal a história do esporte mais popular do planeta. Há vídeos com gols antológicos da seleção brasileira e de equipes nacionais, imagens de craques como Marta e Pelé e também detalhes de todas as Copas do Mundo. Há ainda experiências interativas, como o Chute ao Gol, que avalia a força de quem se arrisca a cobrar um pênalti.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 2 de março, o Museu abrirá ao meio-dia
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Na Quarta-Feira de Cinzas, o Museu abrirá ao meio-dia
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
www.museudofutebol.org.br
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária “Sonhei em português!”, em cartaz até junho de 2022, conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: Movida Aluguel de Carros, EMS Farmacêutica e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.