Por Francilene Feitosa
O Trade Marketing, é uma ferramenta – ou um conjunto de ações – usado para chegar claramente ao consumidor final no ponto de venda (PDV), ou seja, no local onde está para comprar.
Eis aí o grande desafio do Trade Marketing que é justamente comover esse consumidor. Para entender essa questão é muito simples. Você certamente já foi impactado alguma vez em um ponto de venda, por alguém gentil lhe oferecendo algum tipo de degustação ou demonstração de algo novo. Muito provavelmente você não conhecia o que lhe foi oferecido.
Essa é uma clássica ação do Trade Marketing. Para que ela funcione a pessoa que lhe abordou precisa ter sido preparada para que pudesse lhe apontar tudo de bom que o novo produto tem. O treinamento, a contratação dela, levando em conta aspectos básicos, como a distância que ela gasta de casa até aquele ponto de venda, onde ela faria a abordagem dentro do PVD, que materiais usaria para demonstração do produto foram alguns dos muitos pontos que o profissional do TM precisa considerar para obter os melhores resultados.
Para conquistar o cliente, os profissionais de Trade Marketing levam em conta vários fatores, que passam pela melhor exposição do produto, logística e ações de marketing com os canais de venda. São ações cada vez mais necessárias, pois o número de produtos e marcas nas gôndolas de supermercados, lojas e etc. é cada vez maior. Não basta criar algo fantástico, é preciso que o consumidor saiba da existência dessa novidade.
O tipo de ações possíveis de Trade Marketing aumenta ao longo dos anos e, se lá atrás a conquista de um bom espaço na prateleira ou uma degustação eram motivos de muita celebração, hoje são apenas parte dos itens de check in, no cronograma de possiblidades, que agora incluem aplicativos, Totens com vídeos interativos, displays inteligentes dentre outras.
É vital par ao negócio que o cliente conheça seu novo produto, ou mesmo que volte a se lembrar dele, pois não esqueça que você pode ter algo fantástico hoje e amanhã ou depois uma nova marca conquistar seu cliente, justamente com uma ação de Trade Marketing. Tenha sempre em mente a necessidade de comunicar constantemente com seu público, independente do segmento e do tamanho de sua empresa.
Por fim, vale também o registro de que as ações de Trade Marketing podem ser praticadas em todas as épocas do ano. Naturalmente elas são mais observadas em períodos de grande expressão nacional, como o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães e outras datas importantes, no entanto, são atemporais, proporcionando resultados importantes de janeiro a janeiro.
Fran Feitosa é CEO da Tradeup, empresa focada em trade marketing
Especialista na área de Trade Marketing, atuando há mais de 15 anos em Multinacionais de diversos segmentos. Construiu sua trajetória profissional em grandes empresas como Natura, Novartis, Kimberly, Unilever, Copra e Flormel.
Desenvolveu grandes projetos de Trade Marketing, em médias e pequenas empresas no setor de Alimentos saudáveis, Bens de consumo e Material elétrico.
Com Especialização em Trade Marketing Digital pela ESPM – Escola Superior e Propaganda e Marketing; Pós-graduada em Marketing pela FGV – Fundação Getúlio Vargas – e graduada em Comunicação Social pela Universidade Ibirapuera.
Site:www.tradeupmkt.com