Estratégia de comunicação do setor visa mobilizar atacadistas e varejistas a aproveitarem a data para aumentar faturamento. Entre as propostas está a diversidade de cores e formas das flores e plantas disponíveis no Brasil como forma de valorizar a personalidade da pessoa homenageada.
Dedicado a exaltar relacionamentos entre casais dos Estados Unidos e Europa, o Valentine´s Day ou Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro, ganha força no Brasil como data para celebrar o amor em todas as relações da vida: entre irmãos, pais e filhos; entre amigos e colegas de trabalho; vizinhos, namorados(as), amantes. Para valorizar todas as “relações de amor”, o segmento de flores e plantas reforça a tendência de presentear com flores os relacionamentos afetivos, em todas as suas formas.
Todas as flores cabem nos diferentes relacionamentos como opção de presente. Afinal, as flores são únicas e perfeitas para valorizar as pessoas importantes. Contudo, é possível expressar a personalidade da pessoa homenageada por meio da imensa diversidade de cores que há nas flores e plantas comercializadas no Brasil. Se a pessoa que se quer homenagear é alegre, por exemplo, pode-se usar uma paleta de cores vivas e diversificadas. Para as mais discretas, os tons ferrosos são os mais indicados. Para as radiantes, as flores amarelas são perfeitas. Vermelho e tons quentes atendem aos mais românticos. Azuis, cinzas e folhagens são ideais para homens mais tradicionais.
Além dos arranjos feitos com flores de corte, as flores em vaso também ganham espaço neste momento de celebrar o amor, pois as flores são como as relações humanas que, igualmente, precisam de cuidados para se manterem vivas por mais tempo.
A personalidade e perfil da pessoa homenageada também podem ser evidenciados e aparecerem nos acessórios que compõem os arranjos, como papeis, laços, cachepôs de diversas cores, formas e texturas, além de mimos como bichinhos de pelúcia e bombons.
Campanha mobiliza mercado varejista
Como forma chamar a atenção dos diversos elos da cadeia produtiva de flores e plantas, o setor criou campanha de comunicação com peças voltadas para o varejista e para os seus respectivos clientes. No Ceaflor, o slogan da campanha é “Celebre o amor em forma de flor”, além da hashtag #CultivarRelações.
Sobre o CEAFLOR
O CEAFLOR é um dos mais completos mercados de flores da região de Holambra. Dedicado à comercialização de flores de corte e em vasos, plantas ornamentais e grande diversidade de acessórios para floricultura, paisagismo e decoração, abriu as portas em 2019 já está finalizando sua primeira expansão. Com o CEAFLOR, a região passou a responder por cerca de 65% de todas as flores e plantas comercializadas no Brasil.
Idealizado por um grupo de empresários e produtores com grande experiência no setor, o CEAFLOR reúne atualmente 350 empresas. Está instalado na Rodovia Prefeito Aziz Lian, via que dá acesso a Holambra a partir da Rodovia Campinas-Mogi-Mirim (SP 340), onde dispõe, atualmente de 676 pontos de venda separados por áreas de atuação entre acessórios para floricultura, jardinagem e decoração, comércio de flores de corte, de flores em vasos e plantas ornamentais para paisagismo.
CEAFLOR:
Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP 107), km 29,3
Borda da Mata, Jaguariúna – SP, 13916-875