O Grupo Transform Hospital examinou recentemente a evolução das tendências de beleza no século passado, explorando o impacto que eventos globais, celebridades e mídias sociais tiveram no desenvolvimento de tendências, produtos e tratamentos populares. Em seguida, trabalharam com o artista Jan Koudela para visualizar as principais tendências de cada década.
Eles contaram o que inspirou este projeto: “Vimos que a pandemia de Covid-19 parece ter tido um grande impacto nas tendências de beleza – houve uma mudança real em direção aos cuidados com a pele e uma maquiagem mais discreta. Isso nos fez pensar sobre como as tendências evoluíram e o que as influenciou, então partimos e pesquisamos muito sobre isso e depois trabalhamos com um grande artista chamado Jan Koudela, que visualizou as maiores tendências para nós. ”
Maquiagem na década de 1920
Em 1920, melindrosas como Louise Brooks fizeram uma declaração de moda ousada com uma aparência de maquiagem jovem e atraente. Mais cremes faciais comerciais também foram desenvolvidos, incluindo o creme antiinflamatório Pond’s, que deu à pele um brilho perolado.
Os especialistas compartilharam quais são as mudanças usuais nas tendências de maquiagem em cerca de 10 anos: Parece haver um certo ciclo com as tendências de maquiagem aproximadamente a cada 30-40 anos. Primeiro, há um look bastante lúdico, depois um look muito feminino, depois algo mais dramático e exagerado e depois um look mais simples e natural. Não é um ciclo perfeito, mas parece haver essa tendência.
Com tendências mais amplas de beleza e cuidados com a pele, há menos ciclo – tecnologia, tratamentos e produtos estão avançando o tempo todo, então é mais sobre a ‘próxima grande novidade’, que geralmente é uma versão melhor do que veio antes.
Maquiagem década de 1930
Em 1930, atrizes como Bette Davis, Katherine Hepburn e Marlene Dietrich inspiraram um novo visual ousado de maquiagem – e sobrancelhas muito finas – que se dizia ficarem melhores na tela. Por volta de 1930, correntes elétricas com microondas pulsantes eram utilizadas por salões de beleza para tratamentos faciais, a fim de esticar e restaurar a pele.
Perguntamos se as pessoas tendem a buscar uma mudança completa depois que uma tendência desaparece: Nem sempre. Se olharmos para esse ciclo, quando há um look realmente dramático em uma década, como nas décadas de 1930, 1980 e 2010, então a década que se segue vê uma tendência de maquiagem mais natural e mais reduzida, e com um foco maior em cuidados com a pele novamente. Existem, é claro, várias coisas que influenciam isso – celebridades da época, eventos globais como a Segunda Guerra Mundial ou Covid – mas parece que existe esse ciclo. Com looks de maquiagem mais divertidos, o que se segue é algo não totalmente diferente, mas talvez apenas um pouco mais feminino.
Maquiagem década de 1940
Em 1940, os produtos favoritos dos cuidados com a pele, como a pomada de sucesso dos cuidados da pele Palmer, foram usados para criar uma tez fresca e impecável. Durante a guerra, muitos produtos eram difíceis de conseguir, então fórmulas caseiras circularam. O batom vermelho Victory era obrigatório, com marcas como Max Factor, Elizabeth Arden e Maybelline desenvolvendo novas linhas de batons ousados.
Os especialistas também contam com mais detalhes sobre os cuidados com a pele e o quanto as pessoas se preocupam com isso: Parece que as pessoas sempre se preocuparam com a pele e buscaram produtos, tratamentos e procedimentos que ajudem a manter a pele com uma aparência mais jovem por mais tempo. Com o tempo, os tratamentos e produtos, é claro, foram desenvolvidos e aprimorados. Na década de 1920, não havia muitas opções, mas se você pular para a década de 1960, começará a ver os peelings químicos chegando ao mercado e também os sistemas de cuidados com a pele em três etapas.
Se pularmos para a década de 1980, veremos mais procedimentos cirúrgicos, como lifting facial, se tornando populares, e também produtos anti-envelhecimento que você pode usar em casa. Na década de 2020, vimos uma maior demanda por procedimentos de rejuvenescimento da pele. Ter uma pele impecável está rapidamente se tornando um símbolo de status – um sinal de beleza natural. Mas pode dar bastante trabalho para manter uma tez “perfeita”! Tratamentos como hidra facial e derma rollers, que são projetados para iluminar e hidratar a pele para uma tez mais saudável e brilhante, podem substituir em grande parte a maquiagem pesada do rosto com o tempo – se sua pele é perfeita, por que cobri-la?
Maquiagem década de 1950
Em 1950 a maquiagem era glamorosa, com uma pele ‘pêssego e creme’, lábios laranja-avermelhados e delineador de gatinho. Os produtos para a pele para melhorar a aparência também eram mais populares, com o creme para a pele seca da Pond’s e os cremes de limpeza considerados ‘indispensáveis’.
Eles compartilham a direção que nossos looks de maquiagem estão se tornando atualmente: Se olharmos para aquele ciclo novamente, em 2030 veremos um look de maquiagem mais lúdico. Acreditamos que os cuidados com a pele continuarão a ser um grande foco, então não haverá um retorno à maquiagem pesada ainda. Achamos que a tendência atual de uma aparência de maquiagem bem reduzida será levemente desenvolvida e que veremos maquiagem para os olhos mais ‘divertida’.
Maquiagem década de 1960
O look de maquiagem dos anos 60 girava em torno dos olhos, graças a Twiggy. Os peelings químicos começaram a ganhar popularidade junto com os sistemas de cuidados da pele em várias etapas, incluindo hidratantes, tônicos e produtos de limpeza.
Aprendemos sobre esses ciclos de maquiagem e também que tem havido uma demanda consistente por melhores produtos e procedimentos para a pele. Em última análise, as pessoas querem ter uma aparência e se sentir melhor por mais tempo.
Maquiagem década de 1970
Em 1970, o bronzer se tornou mais popular, junto com lábios brilhantes e sombras coloridas. A década de 1970 também viu mais ingredientes naturais sendo incorporados aos cosméticos para atender à crescente demanda.
Maquiagem década de 1980
Em 1980 o cabelo e a maquiagem eram exagerados e coloridos, inspirados em cantoras como Blondie e Madonna. Os primeiros produtos anti-envelhecimento para a pele surgiram no final dos anos 80, com o colágeno citado como um ingrediente maravilhoso.
Celebridades – atores e cantores, principalmente – parecem ter o maior impacto nas tendências. A indústria da moda também desempenha seu papel, mas muitas vezes está respondendo às mudanças na cultura popular, em vez de definir essas mudanças.
Maquiagem década de 1990
Em 1990, atrizes como Gwyneth Paltrow e Drew Barrymore inspiraram um visual de maquiagem clara com olhos borrados e lábios cor de vinho. A década de 1990 também nos trouxe AHAs (Alpha Hydroxyl Acids), que foi o primeiro ingrediente a afetar o envelhecimento da pele.
Maquiagem anos 2000
Em 2000 o look de maquiagem era feminino, com lábios brilhantes e sombras azuis / prateadas. Na década de 2000, os hidratantes de ácido hialurônico também surgiram e houve uma mudança notável em direção a ingredientes mais naturais e orgânicos em produtos de beleza.
Maquiagem anos 2010
Em 2010, uma maquiagem dramática e pesada com cílios cheios, contornos e iluminador para ‘fingir’ uma pele úmida tornou-se popular por influenciadores de maquiagem de mídia social e celebridades como Jeffree Star e Kylie Jenner. Lábios carnudos também eram populares, com preenchimentos labiais se tornando mais populares.
É como você se sente que mais importa. Você não precisa seguir as tendências mais recentes e nunca deve haver qualquer pressão para ter uma aparência específica – as tendências de beleza devem ser apenas para se expressar e aumentar sua auto-estima e confiança.
Maquiagem década de 2020
Em 2020, passamos de hidrafaciais para dermarollers, é tudo sobre rejuvenescimento da pele e maquiagem quase inexistente na década de 2020. Covid-19 tem sido uma grande influência – menos tempo ‘saindo’ deu origem a um visual de beleza mais discreto.
Maquiagem Década de 2030
Em 2030, os cuidados com a pele e os tratamentos anti-envelhecimento continuarão a ser uma prioridade, mas espera-se que a maquiagem se torne mais divertida (principalmente maquiagem para os olhos, com delineadores em tons de joias).
Fonte: www.wefashiontrends.com