Para que todos pudessem assistir ao espetáculo em segurança, a Agência Voe Ideias o transformou em uma experiência única e totalmente digital, disponível também na versão acessível com audiodescrição, legenda e libras.
Um dos espetáculos natalinos mais esperados de Curitiba, o Natal do Bradesco no Palácio Avenida de 2021, expandiu as barreiras regionais e apresentou-se para todo país, em uma versão digital, altamente tecnológica. Com o tema “O segredo das janelas, o Natal da esperança” a agência Voe Ideias teve diversos desafios para inovar de forma segura a apresentação de 2021. O sucesso foi tanto, que já conta com mais de 160 mil visualizações.
A agência buscou inspiração no conceito do mundo virtual do Metaverso, e usou a tecnologia para incluir novamente as crianças, que sempre abrilhantaram as janelas do Palácio Avenida. “Nosso desafio, em tempos de pandemia, foi devolver o protagonismo do espetáculo a elas, mas, de forma segura. A forma que encontramos foi através do uso de tecnologias como a construção de ambientes virtuais e a inserção das crianças nestes cenários 3Ds”, afirma Fernando Ligório, CEO da Voe Ideias, que tem unidades em São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Por meio da unreal (tecnologia em tempo real), a agência criou um mundo virtual para contar uma história cativante e emocionante, inserindo as crianças sem tirá-las das instituições de acolhimento onde vivem, em Curitiba. Para isso, foram montados estúdios nos locais e a equipe captou o vídeo de cada criança e adolescentes coralistas de instituições de acolhimento apoiadas pelo Programa Educação, do Bradesco, em fundo chroma key e aplicou-o no cenário 3D das janelas.
As 51 crianças foram filmadas nas instituições, e suas vozes foram gravadas em um estúdio em Curitiba. Os artistas, por sua vez, tiveram imagens e vozes captadas em estúdios de São Paulo e Salvador. “Foi uma logística bastante complexa por conta tanto da pandemia, que exigia uma série de protocolos sanitários, como do tamanho do projeto, que demandou diversas viagens da equipe. Para que pudéssemos gravar em segurança, sem ter que deslocar as crianças e os atores, tivemos que fazer diversas viagens para as três praças (Curitiba, São Paulo e Salvador), sempre com o cuidado de realizar testes PCR a cada nova incursão a instituições e aos estúdios”, conta Ligório.
A produção começou seis meses antes da data prevista para o evento. O objetivo era ter toda a parte conceitual e a animação virtual concluídas quando a gravação fosse iniciada. “Nos três dias de gravações em estúdio, o compositor, cantor, poeta e percussionista, Carlinhos Brown e o ator, cantor, dublador e guitarrista, Agyei Augusto, interpretaram o roteiro de modo que conseguiam ter o retorno visual deles no ambiente virtual em tempo real. Essa dinâmica foi possível por causa de sensores, câmeras tracking e câmeras virtuais”, explica o executivo.
Aproximadamente 30 profissionais – programadores, designers 3D, animadores 3D, VFX, colorizadores, diretores de cena e técnicos especialistas em tecnologia em tempo real – fizeram parte da produção.
O espetáculo
O enredo deste ano trouxe música, diversão e esperança de dias melhores para todos. A fantástica aventura foi protagonizada por Pedro, um garoto sonhador e curioso, interpretado pelo ator mirim Agyei Augusto. Andando nas proximidades do Palácio Avenida, Pedro se depara com as ruas vazias e as janelas do edifício fechadas e logo questiona se o encanto do Natal está perdido para sempre.
Então, surge Brown, o guardião do Palácio Avenida, que convida Pedro para uma jornada inesquecível e revela ao menino os grandes segredos por trás das janelas, de onde as crianças coralistas cantam mensagens de esperança, ensinando que a chama do espírito de Natal se mantém acesa o ano inteiro.
Além de um repertório repleto de canções tradicionais, como “Noite Feliz” e “Vem Chegando o Natal”, outras letras inéditas como “A casa é sua” de Arnaldo Antunes e “Anjo da Guarda” dos Tribalistas, com arranjos preparados por Brown e o músico Camilo Carrara, surpreenderam numa diversidade rítmica cheia de brasilidade, com mensagens de otimismo, felicidade, amizade e amor.
Realizado de forma on-line pelo segundo ano consecutivo, o Natal do Bradesco pode ser visto até o dia 18 de janeiro no YouTube do Bradesco e no do Teatro Bradesco, com recursos de acessibilidade de tradução em Libras e audiodescrição.
Ficha técnica
Direção geral Ricardo Rizzo
Direção de criação Ricardo Rizzo
Clara Melo
Delisiée Daheb
Roteiro Clara Melo
Delisiée Daheb
Elenco Agyei Augusto
Carlinhos Brown
Crianças e adolescentes coralistas do Programa Educação
Coordenação musical Camilo Carrara
Produção musical Thiago Pugas
Carlinhos Brown
Camilo Carrara
Maestrina/Direção musical e pedagógica do Coral de Natal Bradesco: Maria Dulce Gonçalves Primo
Diretor Executivo VOE Fernando Silveira Ligório
Diretor de Atendimento VOE Francis Ziembowicz
Gestora de Atendimento VOE Fabiana Vieira Garcia
Head de Produção Mary Salomé
Produtora Executiva Luciana Caruso
Head de Planejamento Tatiana Palladino
Diretor de Arte Kauane Fucks
Redator Alex Vendrametto
3D Luiz Amaro
Maurício Querino
Márcio Hum
Pré-Produtor Cauê Fortunato
Produtora Audiovisual MAZE GROUP
Direção executiva Maze Rodrigo Pojo
Alan Pereira
Direção de cena MBox André Vicensoto
Direção visual FX virtual Rafael Almeida
Concept (Unreal) Rafael Almeida Alex Pojo
Desenvolvimento MBox Augusto Torrão
João Vitor Severino
Bruno Hermann
Direção técnica Marcos Ciccarelli
Direção de fotografia João Khury
Edição Ariel Bernardino
Visual FX e pós-edição Flávio de Cesare