Grupo Couromoda Se Reinventou Na Pandemia E Agora Volta Ao Presencial

Grupo Couromoda Se Reinventou Na Pandemia E Agora Volta Ao Presencial

Assim como todos os organizadores de feiras de negócios do Brasil (e do mundo) a São Paulo Feiras Comerciais precisou se reinventar em 2020. Após realizar a Couromoda em janeiro de 2020, a empresa viu a pandemia chegar e seus planos mudarem para o restante do ano – e para 2021.

“Na verdade, não tínhamos certeza do que aconteceria. Ninguém tinha. A princípio, imaginávamos que a feira de 2021, em janeiro, aconteceria de forma presencial.

Com o avanço da pandemia, transferimos a mostra para março, ainda pensando na feira física. Mas infelizmente não foi possível”, conta Jefferson Santos, diretor da feira.

A dura decisão foi recebida com compreensão pelos expositores, que entenderam que o cancelamento não era uma escolha da organização.

A maioria dos expositores ficou com crédito para a edição 2022 e, de acordo com Santos, alguns poucos pediram ressarcimento.

“Coube a nós, então, fazer a gestão destes recursos, garantindo a realização da mostra e honrando nossos compromissos, mesmo sem praticamente ter novas receitas oriundas de venda de espaços. No geral, o mercado foi bem receptivo e compreensivo”, explica.

A solução para este período sem o evento físico foi apostar as fichas no online. O resultado foi o nascimento da Couromoda Digital, que contou com três edições (março, junho e em agosto), cada uma com um mote comercial específico.  

“Para a Couromoda Digital, foi criada uma plataforma, que permite a fabricantes e lojistas fazerem negócios com poucos cliques. Estas mostras virtuais ajudaram a potencializar lançamentos e a promover negócios entre fabricantes e compradores, sejam eles lojistas nacionais ou importadores estrangeiros. Para 2022, o projeto será reformulado. Provavelmente teremos menos edições digitais, porém mais fortalecidas”, adianta o executivo.

A plataforma Couromoda Digital, hospedada dentro do portal Couromoda.com, ficará disponível – aos expositores da feira presencial e aos lojistas – 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante 365 dias e será impulsionada em períodos específicos, quando serão realizados os eventos virtuais, em datas que são importantes para a indústria e comércio.

Outra ação realizada pela organizadora para manter seus visitantes e clientes próximos foi o Fórum Conexão COUROMODA, que com muitos debates e conteúdo voltados ao segmento calçadista.

Ao longo de 2021 foram mais de 17 edições, com grandes nomes do setor debatendo assuntos que impactam diretamente nos negócios do complexo calçadista.

De acordo com Santos, este projeto também não deixará de existir e voltará com força em 2022.

Em relação ao presencial, a Couromoda 2022 traz uma grande novidade. Atendendo a uma demanda do mercado, a organizadora decidiu mudar a data do evento de 2022.

A mostra iniciará no dia 17 (segunda-feira) e seguirá até o dia 19 (quarta-feira) de janeiro. Antes, a feira estava prevista para o período de 16 (domingo) a 18 (terça-feira).

“Muitos expositores e também lojistas demonstraram o desejo de que o evento não começasse mais no domingo, pois isso acarretaria viagens ainda no sábado para muitos dos participantes e uma possível redução na visitação”, explica.

Com lançamentos de outono-inverno e também de alto verão (para pronta-entrega), a COUROMODA será novamente o evento que abrirá o ano comercial do setor calçadista.

Realizada poucas semanas após as vendas de Natal e de Ano Novo, o evento serve para que lojistas e compradores estrangeiros abasteçam seus empreendimentos.

A maioria das principais marcas de calçados, bolsas e acessórios já confirmaram presença e lojistas de todo o Brasil estão se movimentando para estarem presentes.

“O sentimento é de otimismo, pois há uma enorme demanda reprimida por eventos presenciais. Lojistas e expositores estão ávidos por se reencontrar, trocar ideias e informações e, principalmente, fazer bons negócios, comemora o executivo.

De acordo com Santos as negociações junto aos expositores seguem em ritmo acelerado, mas ainda não é possível cravar quantas empresas estarão presentes. 

“Diferente de outras edições, em 2022 muitos estão deixando para a última hora. Porém, estamos confiantes em um evento enxuto, compacto, funcional e vendedor”, pontua.

Outra previsão é que a feira será mais nacional, mas não deixará de contar com compradores estrangeiros, em especial os da América Latina. Este será, inclusive, um dos principais focos desta edição: geração de negócios.

“Todo nosso esforço e investimento estão concentrados em trazer o maior número possível de visitantes, nacionais e estrangeiros, potencializando as vendas. Por este caráter diferenciado, não estamos com muitos projetos paralelos, que devem voltar em 2023. Estamos confiantes num excelente evento em janeiro próximo”, finaliza Jefferson Santos.

Matéria originalmente publicada na Edição 62 da Radar Magazine (www.radarmagazine.com.br ), pertencente ao Grupo Radar.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *