Chegou mais um fim de ano e o crescente movimento nas estradas do País. Com isso, é importante atenção com alguns componentes do veículo para não sofrer com imprevistos durante as viagens. Dessa forma, o Garagem360 consultou a Creditas Auto e a Minuto Seguros e traz importantes cuidados com o carro para pegar a estrada. Vamos lá!
Atenção aos cuidados com o carro para pegar a estrada no fim de ano!
Terrenos e estradas irregulares: alinhamento e o balanceamento
Uma vez que podem ocasionar o desalinhamento do veículo, causando uma tendência a puxar mais para um dos lados, é importante realizar o alinhamento e o balanceamento, evitando assim as irregularidades que causem trepidações no volante e painel.
Período de chuvas intensas: atenção redobradas com os pneus do carro
Além de checar outros componentes, como os para-brisas do carro, é de suma importância avaliar as condições dos pneus. Um pneu gasto pode dificultar a frenagem e, principalmente, facilitar a aquaplanagem, ocasionando a perda de controle do veículo. Outro ponto crítico para garantir a segurança nessas condições climáticas é a calibragem dos pneus. Antes de pagar a estrada, calibre os pneus de acordo com as indicações do fabricante.
Serras, litoral e montanha: freios e faróis
Além do percurso de subida exigir mais dos motores, os freios também são extremamente exigidos nas descidas. Por isso, o condutor precisa ter uma atenção especial ao sistema de frenagem, uma vez que, ao longo do tempo, vai perdendo a eficácia. Outro ponto importante é conferir se o carro conta com farol de neblina e o seu funcionamento antes de cair na estrada. Eles são fundamentais nessas condições climáticas.
Regiões menos centrais: troca dos pneus
É muito importante dar atenção aos itens de segurança para que sejam realizadas possíveis manutenções nos pneus. Verificar o funcionamento do macaco, triângulo, chave e condições do estepe são essenciais para que o motorista possa trocar os pneus com segurança e seguir viagem com tranquilidade.
Viagens noturnas: luzes
Quando se viaja de noite, é preciso ter atenção redobrada para evitar acidentes. As luzes dianteiras e traseiras são responsáveis pela sua segurança e, também, de terceiros. Por isso, verifique as luzes de ré, farol, setas e o pisca alerta para o caso de emergências.
Longas viagens: verifique o óleo
Quando o percurso é mais longo, os motores dos carros acabam sofrendo mais. Por isso, cheque o nível de óleo, que precisa estar sempre em quantidade e textura adequadas. Além da segurança, sua troca constante ainda prolonga a vida útil do motor.
Assim, é recomendado que a troca seja realizada sempre de acordo com as recomendações do fabricante. O motorista não deve se esquecer de realizar paradas periódicas para evitar fadiga e se manter sempre em alerta.
Fonte: Garagem360