Museu da Energia de São Paulo recebe exposição que dá destaque a pessoas com deficiência

Museu da Energia de São Paulo recebe exposição que dá destaque a pessoas com deficiência

“O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural” fica na capital até janeiro de 2022

O Museu da Energia de São Paulo, gerido pela Fundação Energia e Saneamento, recebe a exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”, que fica na capital paulista até o dia 7 de janeiro de 2022. Depois, a mostra segue para o Museu da Energia de Itu. Com curadoria de João Kúlcsar e curadoria de acessibilidade e consultoria de Edgar Jacques, a exposição tem o objetivo de dar destaque a pessoas com deficiência, além de apresentar os recursos de acessibilidade que podem ser aplicados em diferentes atividades culturais.

O projeto, selecionado no PROAC 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo), expõe retratos de PcD representando diferentes modalidades artísticas e culturais. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano com a missão de apresentar a fotografia e as artes como instrumentos de inclusão. “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural” conta com recursos de acessibilidade como mapa, sinalização e piso podotátil, vídeo-guia e texto de curadoria em LIBRAS, fotografias, objetos e esculturas táteis, audiodescrição e audiomediação, disponíveis em QRcodes e dispositivos para uso individual. A entrada de cão-guia é permitida e o uso de máscara, obrigatório.

Ao longo da exposição, serão realizadas ainda diversas atividades gratuitas e on-line para abordar temas como acessibilidade e inclusão. Entre os convidados e palestrantes, já estão confirmados o ator Edgar Jacques, o professor de teatro Arthur Baldin, a terapeuta ocupacional especialista em acessibilidade Desirée Nobre Salasar e membros do Coletivo Desvio Padrão, cujo objetivo é dar visibilidade a artistas com deficiência.

Serviço

Exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”

Local: Museu da Energia de São Paulo – Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos – São Paulo/SP

Período: Até 7 de janeiro de 2022

Horário: De quarta a sábado, das 11h às 17h, mediante agendamento

Mais informações: (11) 3224-1489/ (11) 99169-8531 (WhatsApp)

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

CESP

PATROCINADOR MASTER

CTG Brasil

PATROCINADOR

Comgás – Companhia de Gás de São Paulo

Instagram: @museudaenergia

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *