Por Ariel Abrancato, Diretor de Vendas LATAM da Kodak Alaris
A pandemia trouxe uma notável aceleração dos processos digitais, mas será que a maioria das pessoas e organizações já aprenderam a ser digitais? A resposta é: ainda não, mas estamos cada vez mais próximos desta realidade.
Uma das maiores barreiras para transformar processos baseados em papel em processos digitais é a resistência à mudança, e apesar da argumentação de que fluxos de trabalho com cópias em papel são inibidores de eficiência e crescimento, as pessoas continuam usando papel porque é assim que sempre fizeram.
Porém, as empresas estão abarrotadas de dados arquivados fisicamente. Todos os dias, elas se deparam com enormes quantidades de informações que entram e saem de suas organizações de diversas e diferentes fontes. Isso criou uma necessidade urgente para melhorar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento por meio da transformação digital, e isso já é reconhecido pela maioria dos líderes que sabem da importância da digitalização para sua estratégia de gestão de informações, sustentabilidade e aumento de produtividade.
Os documentos impressos têm suas limitações: precisam ser transferidos fisicamente, exigem espaço para armazenamento, desaceleram a transformação de negócios e podem ser perdidos. Além disso, exceto quando documentos impressos são digitalizados, diferentemente de arquivos de cópia digital, os dados neles contidos não podem ser usados em fluxos de trabalho digitais ou acessados a partir de um sistema de armazenamento comum.
As empresas precisam planejar sua estratégia de gestão de informações para conectar perfeitamente os mundos de dados digitais e físicos a fim de extrair o máximo valor de toda essa informação. Mas menos da metade das empresas, infelizmente, implementaram políticas para gerenciar informações digitais e impressas.
À medida que mais organizações implementam estratégias de transformação digital, levando seus fluxos desatualizados e baseados em papel para o fluxo digital, mais estão colhendo frutos por um aumento de produtividade, uma diminuição de erros e uma maior satisfação dos clientes.
E a sua empresa, quando estará 100% digital?