Voce já conheça a sexta das pormoções. Mas e a terça da sociedade? Essa é a proposta do Giving Tuesday, realizado pela primeira vez em 2012, na cidade de Nova Iorque (Estados Unidos). É celebrado anualmente na primeira terça-feira depois do feriado de Ação de Graças, e na sequência da Black Friday (sexta) e Cyber Monday (segunda) para o e-commerce.
A ideia do movimento é doar de volta, ampliando doações, gerando visibilidade para ações sociais e celebrando o poder transformador da generosidade. Rapidamente a data foi transformada no maior movimento global em prol da solidariedade.
Atualmente, mais de 70 países participam oficialmente, com nomes e logos locais. E no Brasil, o movimento recebe o nome de Dia de Doar.
Mas por aqui, ainda é pouco conhecido, apesar da popularização das campanhas da Black Friday.
O que a sua marca pode fazer no Dia de Doar?
Em todo o mundo, a mobilização conta com a participação de empresas em diversos segmentos e tamanhos.
Nos Estados Unidos, por exemplo, Amazon, Starbucks, Sephora, Victoria ‘s Secret, Banana Republic e até Facebook promovem campanhas para apoiar ONGs em campanhas com diversos formatos de engajamento e duração.
Beatriz Bouskela, diretora executiva do Arredonda destaca as imensas oportunidades de pensar em ações.
Matchfunding, página de doação, percentual da venda revertida, oferecer serviços probono para ONGs e emprestar o canal de comunicação para dar visibilidade às ações sociais. O importante é criar ações consistentes e transparentes, além de contar com o poder das redes sociais para inspirar e mobilizar a participação.
Para falar mais sobre possibilidades de campanhas que podem ser realizadas apenas no Dia de Doar, na semana, mas também no final do ano e em outras datas ligadas a causas, participamos de uma live promovida pela organização do Dia de Doar (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos – ABCR e Instituto MOL)
Conheça algumas ações de empresas no Giving Tuesday e Dia de Doar
Burger King e Popeys: a oferta hoje é solidária
A rede BK Brasil participou usando as redes sociais do Burger King para uma oferta solidária – reforçar o convite para arredondar o pedido e apoiar ONGs da educação, contando o impacto gerado pelas doações durante o ano.
Já os restaurantes Popeyes dobraram os centavos doados a cada arredondamento durante todo o dia.
UAUBox: autocuidado com propósito
Durante toda a semana do Dia de Doar, em 2020, a marca doou R$ 2,00 a cada entrega das caixas personalizadas com produtos de maquiagem, cabelo e cuidados para a pele. Com essa ação, a marca dobrou a ação recorrente que destinava 1 real para cada assinatura das caixinhas.
Corello: compra solidária arredondada em dobro
Na semana do Dia de Doar 2020, a Corello dobrou a doação de centavos de troco arredondados pelos clientes nas lojas. As doações arrecadadas foram destinadas às ONGs apoiadas pela parceria recorrente com o Arredondar – Rede Feminina de Combate ao Câncer e Casa Ângela.
PETZ: todo dia é dia de abraçar a causa animal
A rede que tem parceria recorrente com o Arredondar lançou no Dia de Doar uma plataforma de doações para que os clientes pudessem escolher doar mais do que os centavos arredondados para a causa nas lojas da rede Petz. A página ficou no ar durante três meses.
Nunu Moves: começar ação recorrente no dia global para doar
A marca escolheu essa data para divulgar a parceria com o Movimento Arredondar. No formato de reverter 1% das vendas para duas ONGs.
Casas Bauducco: Produto solidário no fim de ano
Uma ação que começou no Dia de Doar virou mensal. O Dia da Fatia revertia o valor das vendas de fatias de panetone e chocotone para o Instituto Fazendo Histórias.
Em 2020, dois modelos de cartões de Natal da Editora MOL foram vendidos nas lojas, com renda total revertida para a ONG. E na data, a marca promoveu lives no Instagram @casabauducco para conscientizar sobre doação.
GOL: inspira clientes a doar
A companhia aérea participou do Dia de Doar 2019, com match para cada doação arredondar no fechamento da compra de passagens.
E também aderiu à edição especial do Dia de Doar Agora, no ápice da pandemia, duplicando as doações de milhas dos clientes no programa Smiles do Bem que apoia diversas ONGs.
Fundação Motorolla: campanha com funcionários
No Giving Tuesday americano, a Fundação dobrou as doações dos colaboradores que usassem seus cartões presentes fornecidos pela empresa, triplicando a doação original e estimulando o público interno a participar.
Fonte: Arredondar