No próximo dia 11 de novembro, a Lett, startup especializada em trade marketing digital e recém adquirida pela Neogrid, fará o lançamento online da edição 2021 do E-commerce Quality Index, o EQI. O estudo é inédito na América Latina e faz uma análise das informações nas páginas de produtos dos principais e-commerces no Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia e Peru.
O EQI 2021 analisou o conteúdo digital de mais de 160 e-commerces, 170 mil marcas e mais de 3 milhões de páginas de produtos. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e setembro deste ano e serão apresentados ao público durante o webinar de lançamento do E-commerce Quality Index.
Durante o encontro,estarão presentes diversos profissionais e especialistas em e-commerce para comentar os dados do estudo, como o Theo Vieira, Diretor de E-commerce da Mondelez, Daniele Motta, Diretora de Marketing e Varejo Digital no Mambo, Bernardo Pereira, E-commerce Trade Marketing Analyst Latam na Reckitt, Rodrigo Leão, Chief Marketing Officer da Neogrid e Davi Song, CEO da Lett.
“No lançamento do EQI vamos ter a oportunidade apresentar os dados da pesquisa ao público, mas não apenas isso. Com os nossos convidados vamos ter condições de entender mais sobre o mercado, compartilhar os desafios no e-commerce, além de boas práticas da execução digital das maiores e melhores empresas da América Latina. O EQI mais uma vez cumpre o seu objetivo de ser usado como um material de benchmarking entre marcas e varejos”, explica Song.
O lançamento do E-commerce Quality Index acontece no dia 11 de novembro, às 18h. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. Para participar, os interessados devem se inscrever por este link.
Metodologia EQI 2021
Dentre os 160 e-commerces analisados pelo EQI 2021 e as mais de 3 milhões de páginas de produtos, os sites foram classificados de acordo com 5 atributos analisados no índice: : o número de imagens na página, o tamanho da descrição dos produtos, a quantidade de avaliações e comentários dos consumidores, e a facilidade de encontrar o produto por meio do título ou categoria.
Na edição de 2021, para compreender a satisfação de compra dos consumidores online, o EQI se baseou em uma pesquisa realizada em parceria com a empresa Opinion Box. O estudo realizado com consumidores de todo o Brasil apontou o que é mais relevante para eles em uma página de produto, seja imagens, título, descrição, avaliações, comentários e categorias.
Os sites também foram divididos por categorias e países. O resultado do EQI gerou uma pontuação de 0 a 100 para cada e-commerce, sendo 60 um número aceitável para a experiência de compra dos usuários.
Na última versão do EQI, o estudo foi direcionado exclusivamente para a análise do segmento de Saúde, Higiene e Beleza no Brasil. Segundo a pesquisa, os piores indicadores apontados pelo EQI foram descrição dos produtos e avaliações e comentários dos consumidores. Dos mais de 700 mil itens analisados pelo estudo, cerca de 90% não possuíam nenhuma avaliação dos e-shoppers.
No entanto, em comparação ao ano de 2020, o segmento apresentou uma melhora significativa em relação a quantidade das informações nas páginas de produtos. No índice do ano passado, as categorias de Saúde, Higiene e Beleza somaram 39 pontos, neste ano, 46. Portanto, a nota do EQI de 2021 foi superior em 18%.
O relatório completo com a lista das melhores marcas e e-commerces de Saúde, Higiene e Beleza do EQI 2021 está disponível neste link.