O espaço beneficiará cerca de 500 estudantes, além da comunidade do entorno
O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano,entrega uma Biblioteca Comunitária na cidade de Suzano (SP). A nova unidade está instalada na EMEIF Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel, no bairro Jardim São José, um dos mais populosos do município e com poucas opções culturais. O espaço beneficiará cerca de 500 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, além da comunidade no entorno, já que é aberto também aos moradores da região.
Com 80m², a biblioteca tem como diferencial sua construção com a tecnologia Cross Laminated Timber (CLT) ou laminado de madeira cruzada, um produto de engenharia em madeira, aliando sustentabilidade e design inovador. A escola não possuía nenhuma estrutura de sala de leitura ou biblioteca até o momento.
O novo espaço leva o nome da Professora Carla Cristina Sonaro Rodrigues, como homenagem à docente que lecionava na instituição e que também colaborou com as atividades pedagógico-administrativas da Secretaria Municipal de Educação, dedicando-se à Educação Especial e à Supervisão Escolar, e atuando na direção de unidades escolares da cidade.
Todo o processo de implantação foi desenvolvido com o envolvimento de moradores da região, incluindo a realização de formações gratuitas para cerca de 30 pessoas, entre educadores e pessoas da comunidade, em cursos de Gestão de Biblioteca e Promoção de Leitura, e em uma oficina de Educação Ambiental, que visa valorizar o ambiente natural como espaço educador.
Em contrapartida à implantação, realizada pelo Ecofuturo, o Poder Público local foi responsável por ceder e reformar o espaço, e deverá manter a biblioteca depois de inaugurada, além de contratar dois funcionários que atuarão na unidade. “A Biblioteca Comunitária Ecofuturo representa para a comunidade uma oportunidade de desenvolvimento da habilidade leitora e do pensamento crítico, o que acreditamos contribuir positivamente nos índices de qualidade de vida de nossos cidadãos”, afirma Leandro Bassini, Secretário de Educação de Suzano.
O espaço receberá um acervo com 1.000 livros novos de literatura, sendo 700 selecionados por especialistas e outros 300 que atenderão demandas específicas da comunidade. Móveis e equipamentos eletrônicos e de informática novos também compõem a biblioteca.
“Com esta inauguração, completamos 121 Bibliotecas Comunitárias entregues pelo Ecofuturo no País, em 20 anos de projeto. Acreditamos que as bibliotecas são um dos caminhos para a democratização do acesso ao livro – uma das portas de entrada para o conhecimento – e, por isso, a iniciativa tem potencial para contribuir com a transformação positiva da sociedade, ampliando oportunidades pessoais e profissionais, e promovendo a formação de pessoas mais conscientes”, conclui Paulo Groke, diretor superintendente do Ecofuturo.
Segundo estudo divulgado em 2018 pelo Instituto, as Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo contribuem para a melhora no desempenho escolar nos municípios onde estão presentes, com impactos positivos comprovados no Ideb e na taxa de aprovação.
Sobre o Instituto Ecofuturo
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.