A relação da sustentabilidade com a moda em 2021 por AICI Brasil – Associação Internancional dos Consultores de Imagem

A relação da sustentabilidade com a moda em 2021 por AICI Brasil – Associação Internancional dos Consultores de Imagem

É fundamental falar sobre a relação da moda com a sustentabilidade atualmente. O consumo consciente nunca foi tão necessário e solicitado pelo planeta terra, pois os recursos naturais estão acabando e nós, seres humanos, já utilizamos os recursos de muitas gerações que virão depois de nós. A AICI Brasil – Associação Internacional dos Consultores de Imagem – tem como propósito contribuir com o consumo consciente e a seguir contam algumas informações sobre o impacto da moda ligado ao desenvolvimento sustentável

São Paulo, Outubro de 2021: Antigamente, falar de sustentabilidade era algo sem graça por conta da falta de informações. Crescemos ouvindo que essa tal de sustentabilidade era um conceito mais local relacionado ao manejo do lixo e ao uso de água. Algo simples de ser feito como plantar uma muda de feijão para a escola. Raissa Fernandes, consultora da AICI Brasil – Associação Internacional dos Consultores de Imagem, atualmente aplica seu conhecimento de bióloga e de designer de moda na consultoria de imagem dentro da AICI Brasil.

Foto: Divulgação Unsplash.

O planeta pede socorro e nós somos os responsáveis. Nunca foi tão pertinente falar desse tal de desenvolvimento sustentável que nada mais é do que analisar e quantificar os impactos de três esferas em cada cultura que são os três pilares da sustentabilidade: pilar social, pilar econômico e pilar ambiental. Quem já não leu notícias sobre os protestos da organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) quanto ao uso de peles de animais? As imagens dos protestos são chocantes e esse é o objetivo – não temos mais tempo.

Em 2020 o mundo estava no ápice da tendência de sustentabilidade. Grandes marcas de moda, de slow fashion e de fast fashion  se viram afetadas quanto à ética por trás de seus produtos. As americanas Urban Outfitters e Anthropologie foram algumas das muitas marcas que sofreram ataques pela sua resistência à mudança no ciclo de vida das peças. Com essa tendência vimos o surgimento do greenwashing, termo que significa uma “lavagem verde” e se refere à uma marca de moda que quer parecer mais sustentável para atrair o público, quando na verdade, continua desperdiçando muita água em seus processos e emitindo muito gás carbônico (CO2).

Excesso de tecido que irá para o lixo. Foto: Divulgação Unsplash.

A moda, hoje, exclui quem não é transparente. Não estamos mais na revolução industrial com o boom do poliéster. Estamos em uma fase crítica onde vemos tempestades de areia, secas catastróficas, desmatamento das nossas florestas e um consumo desenfreado. Por esses e muitos outros motivos entendemos que era urgente falar sobre as três esferas da sustentabilidade, e neste ano, a presidente global, Lilian Bustamante, membro da AICI Brasil, criou o Comitê de Sustentabilidade Global. Este comitê, liderado por Susy Bello, também membro da AICI Brasil, conta com mais de 15 consultores ao redor do mundo e tem como objetivo educar os mais de 1500 profissionais de consultoria de imagem da AICI Brasil sobre práticas sustentáveis em seus negócios.

Outros grandes movimentos globais exigem que a moda mude, como o Fashion Revolution. Se sempre aparece para você frases como “Quem fez minhas roupas?”, você foi impactado por este movimento global. Em resposta à queda do edifício Rana Plaza em 2013 que abrigava especialmente trabalhadores têxteis foi criado um movimento que coleta dados de marcas sobre todo o processo produtivo. Em 2020, 65 marcas brasileiras participaram do estudo e as marcas mais transparentes foram: C&A, Malwee, Renner, YouCom e Hering.

Movimento Fashion Reevolution. Foto: Divulgação. 

Como segunda cadeia mais poluidora do planeta, a moda é responsável por 10% da emissão de CO2 e falar de transparência é muito necessário. Este gás carbônico (CO2) é um dos gases que influencia no aquecimento global, elevando gradativamente a temperatura do planeta. Por ser liberado em várias etapas do ciclo de vida uma peça de roupa, não basta uma marca mudar o tecido, deve-se pensar no design, na preferência de uma produção local, no uso e na reintrodução desta peça para que não acabe no aterro sanitário.

Campanha da marca brasileira de básicos sustentáveis MyBasic. Foto: Divulgação. 

Não existe jogar fora – existe jogar no quintal do vizinho. Sabia que há cada 1s um caminhão de roupas é levado ao aterro sanitário ou a mesma quantidade é queimada? (Ellen MacArthur Foundation). Isso precisa ser comunicado para entrarmos em ação!

Na AICI Brasil, as consultoras de imagem são instruídas pela Associação à agir eticamente e com transparência. “É nosso papel recomendar peças de roupas duráveis, estimular a redução do consumo e explicar o impacto negativo de empresas de Fast Fashion. Todos ganham quando inspiro meus clientes a comprarem localmente, a analisarem a costura de uma peça e a procurarem marcas com valores similares aos deles.” Diz Raissa Fernandes, consultora da AICI Brasil

Campanha da marca brasileira de básicos sustentáveis MyBasic. Foto: Divulgação.

Ter práticas sustentáveis é olhar para as esferas social e ambiental sem esquecer da econômica. É necessário investir em novas tecnologias e de maquinário têxteis. O papel das consultoras da AICI Brasil, além da consultoria de imagem, é cobrar ações que facilitem a implantação de painéis solares, que fiscalizem melhor a Amazônia e o Pantanal e que incentivos fiscais para um reflorestamento verdadeiro seja bem planejado. A AICI Brasil – Associação Internaconal dos Consultores de Imagem – e seus membros se comprometem com os três pilares da sustentabilidade e não se associam com grandes marcas brasileiras que só parecem mais sustentáveis. Elas buscam marcas transparentes e que tenham o propósito da sustentabilidade como primordial. 

Raissa Fernandes, membro da AICI Brasil. Foto: Divulgação.

Sobre a  AICI – Associação Internacional de Consultores de Imagem

A  Association of Image Consultants International (AICI) é a principal e maior associação profissional de consultores de imagem pessoais e corporativos do mundo. Uma organização sem fins lucrativos, a AICI dedica-se a aumentar o nível de profissionalismo e aprimorar o reconhecimento dos consultores de imagem.

Os membros da AICI Brasil aconselham clientes individuais e corporativos em aparência, comportamento, habilidades de comunicação, etiqueta e protocolo internacional. Como especialistas em consultoria de imagem, eles orientam os clientes a atingir seus objetivos específicos com autenticidade, credibilidade e confiança. Apoiando o desenvolvimento da profissão de consultoria de imagem, a AICI Brasil reúne indivíduos e empresas que procuram serviços de consultoria de imagem com o especialista apropriado.

AICI Brasil aprimora os padrões do setor por meio de um rigoroso programa de certificação em três níveis e realiza a principal conferência anual de consultoria de imagem do mundo a cada 2 anos. Além de oferecer aulas de educação continuada para consultores de imagem, atua como a voz da profissão de consultoria de imagem e a fonte definitiva da mídia para especialistas em questões e eventos atuais que podem afetar a profissão de imagem.

SERVIÇO:

www.aicibrasil.org

*Próximos eventos:

 28/10: Consultoria de imagem online: como criar uma experiência eficaz. Horário 19 às 20h. Evento aberto ao público. Promovido pelo Núcleo Regional de Minas Gerais. 

Inscrições: Site AICI Brasil

20/11: Vozes AICI Brasil. Evento presencial em São Paulo.

Inscrições: Site AICI Brasil

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