Ação cultural que visa engajar o público para a prática do basquete irá escolher a arte da bola que marcará o início da próxima temporada do NBB
Após o sucesso em 2020, a Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB) acabam de abrir ao público a votação da “A Bola do Jogo 2021/2022”, concurso cultural que tem o objetivo de gerar engajamento e fortalecer a modalidade esportiva nas comunidades. Realizada em parceria com a LNB, a ação deste ano contou com uma dinâmica diferente daquela realizada no ano passado, quando jovens torcedores de até 14 anos foram convidados para desenhar versões estilizadas da Crossover Pró 7.8.
Nesta edição, para o desenvolvimento do novo visual da famosa bola laranja que irá marcar o início dos jogos da próxima temporada do NBB, os 17 times que integrarão o torneio foram convidados a participar da iniciativa, com a indicação de um artista regional para executar a missão. A proposta foi apostar nos artistas que representam as comunidades locais, para dar visibilidade às regiões onde os times são sediados.
É importante ressaltar que a estratégia da campanha com o foco na regionalização não para por aí. Todas as bolas que foram criadas para esta edição do concurso vão seguir para um leilão virtual na Play For a Cause, empresa que tem a proposta de promover leilões relacionados ao esporte e ao entretenimento para gerar recursos financeiros em prol de projetos e instituições com foco em educação e inclusão no Brasil e no mundo. O leilão começa junto com o início da votação, já disponível no site [https://foracause.com.br/aboladojogo/].
A quantia arrematada por cada bola será destinada para os clubes, com a finalidade de reverter o valor para um projeto social da sua respectiva comunidade, para investimentos na modalidade. A LNB se responsabiliza, junto aos clubes participantes, por escolher uma organização sem fins lucrativos para receber o dinheiro arrecadado em leilão.
Delano Franco, Presidente da Liga Nacional de Basquete, comenta a importância do concurso. “Com essa ação, queremos aproximar os artistas dos clubes e seus torcedores. Os 17 times do NBB estão participando da #BoladoJogo e irão ajudar instituições de caridade. A parceria com a Penalty nos proporciona inovar sempre e reforçar o papel social da Liga Nacional de Basquete”, explica Franco.
“Ficamos muito felizes com a repercussão da ‘Bola do Jogo’ em 2020, com todo o resultado e causas sociais levantadas. Por isso, identificamos uma grande oportunidade para oferecer engajamento na prática do basquete. Nesta edição da campanha, vamos além, com a proposta de movimentar todas as regiões do Brasil que irão participar do torneio e envolver as comunidades que respiram a modalidade”, afirma Bernardo Caixeta, Gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty.
A partir desta terça-feira, dia 28 de setembro, os 17 projetos artísticos entram em votação na internet, por meio do site [https://eusoupenalty.com.br/aboladojogo/.]
A votação dessa primeira fase ocorre até o dia 13 de outubro. As quatro bolas mais votadas serão disponibilizadas, entre os dias 18 e 20 de outubro, para voto popular no perfil do Instagram da Penalty (@penaltybr) e da NBB (@NBB). A bola vencedora será utilizada, de forma simbólica, na primeira partida da temporada 2021/2022 do NBB, que será na disputa entre São Paulo X Flamengo, que ocorrerá em 23 de outubro, para marcar o início da competição.
Mecânica da campanha
Para participar da ação, que visa o destaque de temas que abordem questões sociais, esportivas e ambientais, cada clube do NBB recebeu uma bola Crossover Pró 7.8. Ficou a cargo do clube e do artista a definição de um tema livre para o projeto. Várias regras, porém, foram estabelecidas, a exemplo da proibição de projetos utilizando marca ou logo dos clubes, além de logo de patrocinadores e apoiadores, e divulgações publicitárias e desenhos que incentivem qualquer tipo de preconceito.
O artista então teve a responsabilidade de desenvolver uma obra de autoria exclusiva dele, elaborada na própria bola, a partir da utilização de materiais de colorir, o que significa que não foram aceitos desenhos feitos por meio de programas digitais. Para a criação do desenho, além da bola, foram disponibilizados kits de canetas, considerando que os artistas também tiveram a liberdade de acrescentar outros materiais por conta própria, seguindo o projeto definido.
Sobre a Penalty
Com 50 anos de história, a Penalty® é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. A marca faz parte do portfólio do Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. Além de três fábricas nacionais, a Penalty® possui operações na Argentina e presença mundial, com distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. A marca é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades de esporte coletivo com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol). Site oficial: https://penalty.com.br/.
Sobre a Liga Nacional de Basquete
A LNB surgiu em 2008 e conta com 21 clubes associados de sete Estados mais o Distrito Federal. Destes, 16 participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonato nacional adulto de basquete. O NBB é organizado pelos próprios clubes e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Além disso, a LNB possui uma parceria com a NBA (National Basketball Association), firmada em dezembro de 2014, sendo a primeira liga no mundo a ter a NBA como parceira.
Sobre Play For a Cause
A Play For a Cause é uma empresa que tem como principal objetivo transformar grandes paixões em ferramentas de impacto social, tendo no esporte e no entretenimento o cenário ideal para conectar fãs com itens ou experiências únicas na promoção de ações sociais. Os produtos leiloados pela Play For a Cause geram recursos financeiros para investir em diversos projetos e instituições que promovem educação e inclusão no Brasil e no mundo.