Na última semana, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou alguns detalhes sobre as campanhas de Educação de Trânsito 2022 que acontecerão no próximo ano. Neste caso, estamos falando do cronograma e dos temas. Já a mensagem “JUNTOS SALVAMOS VIDAS” irá ser utilizada como o lema oficial da campanha.
Contran divulga campanhas de Educação de Trânsito 2022; veja aqui!
Todos esses dados constam na resolução de nº 871, de setembro de 2021. Ela foi publicada pelo Diário Oficial da União na última terça-feira (21/09). Estas campanhas serão realizadas entre os meses de janeiro e dezembro de 2022. De acordo com o Contran, a mensagem acima deverá ser usada pelos órgãos e entidade Sistema Nacional de Trânsito em suas campanhas publicitárias e meios de comunicação.
O cronograma oficial das ações também foi divulgado. Todas elas possuem orientações diferentes. Entretanto, o objetivo sempre será o mesmo. Veja aqui alguns dos principais temas que serão trabalhados ao longo do ano. Lembrando que todas as campanhas podem ser vistas aqui.
Planejamento de férias (janeiro e dezembro)
O primeiro e o último mês do ano é o momento marcado pelas férias escolares. E este também é um período que os país viajam com seus filhos. A orientação para este tema é orientar os responsáveis com informações sobre transporte seguro de crianças. Ou seja, fazer com que eles se conscientizem sobre o uso correto da cadeirinha.
Além de observar a legislação sobre o levar crianças no banco da frente. Sem falar do transporte seguro de animais.PUBLICIDADE
Rodovias seguras (vários meses)
Este é um tema tema tratado em diversos períodos do ano. Aqui o objetivo dos órgãos de trânsito é trabalhar com a segurança nas rodovias. De acordo com documento, eles irão trabalhar em ações baseadas em alguns temas, como:
- Planejamento de férias
- Velocidade segura
- Manutenção veicular, entre outros
Volta às aulas com segurança e transporte escolar (março)
As voltas às aulas é um tema de extrema importância. E ela também está na pauta de ações que terão que ser realizadas. Neste caso, o foco será focado na orientação para empresas que oferecem serviços de transporte escolar. Monitores e condutores estão também incluídos.
Lei Seca (Julho)
Esta pode ser considerada uma das campanhas mais importantes. Todos nos sabemos que a combinação álcool + direção pode ser fatal. Durante o mês de junho, deverão ser feitas campanhas para conscientizar sobre os riscos de beber e dirigir. Cada local deverá fazer uma campanha de acordo com suas características regionais e focando nas consequências legais para quem insiste em infrigir a lei.
Celular x direção distraída (Agosto)
Hoje em dia, é possível viver sem um celular. A maioria dos brasileiros tem acesso a um aparelho de smartphone. Sem falar que os carros mais modernos possuem centrais multimídias de última geração. Só que o uso destes aparelhos podem ser perigosos. E é sobre isso que o mês de agosto se trata.
A recomendação é para que sejam trabalhadas as consequências das distrações. Elas precisarão ser válidas tanto para condutores quanto para pedestres.
Semana Nacional do Trânsito (setembro)
A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente no mês de setembro. Durante os sete dias, vários setores realizam campanhas para a conscientização de que os envolvidos no trânsito. Para a campanha do Contram de Educação do Trânsito de 2022, a orientação é “promover a campanhas de incentivo aos usuários das vias para que não deixem as fortes emoções como a raiva e o medo, fazerem parte do dia a dia”.
Novembro Azul e comportamento do trânsito (novembro)
Por fim, uma orientação voltada ao Novembro Azul. Como todos sabemos, o mês de novembro é sempre lembrada pela campanha ao combate ao câncer de próstata e a promoção da saúde masculina. As campanhas neste mês são voltadas a saúde do homem no trânsito. Isso porque eles são as maiores vítimas de acidades.
Fonte: garagem360.com.br