Marco da capital paulista, Estação da Luz completa 120 anos

Marco da capital paulista, Estação da Luz completa 120 anos

Histórica estação recebe média de 250 mil passageiros por dia útil e os trens da CPTM realizam diariamente cerca de 840 viagens

A Estação da Luz se tornou um importante ponto da capital paulista, por ser um local que recebe, diariamente, milhares de pessoas e também pela beleza inspiradora de sua arquitetura, que mereceu tombamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) e a admiração do atento e nostálgico olhar paulista.

“Todas as estações são importantes porque levam e trazem diversas histórias todos os dias, a Estação da Luz desperta em nós uma sensação de amor, ela é um símbolo especial de São Paulo, tenho certeza que boa parte dos paulistas compartilha desse sentimento comigo”, afirma o diretor-presidente da CPTM, Pedro Moro.

Em 1867 era inaugurada pela empresa Inglesa São Paulo Railway o lastro ferroviário que ligava Santos a Jundiaí, com extensão de 159 quilômetros e passagem por São Paulo justamente na Estação da Luz e Cubatão. Na mesma data, 16 de fevereiro, as estações Água Branca, Perus e Francisco Morato, da atual Linha 7-Rubi, e São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa, foram postas em operação.

O prédio original funcionou até pelo menos 1888. O rápido crescimento de passageiros e a necessidade de escoamento de produção exigiam mais espaço e estrutura e, em 1° de março de 1901, finalmente, é colocada em operação a instalação que conhecemos hoje. Ao longo do tempo a estação teve reparos. Umas das mais importantes intervenções foi a obra para anexar o Museu da Língua Portuguesa, hoje restaurado após o incêndio de grandes proporções ocorrido em 2015.

Olhares curiosos devem se perguntar de onde veio a ideia de construir uma estação tão cheia de personalidade e forte o bastante para estar em pleno estado de conservação, mesmo após um século e uma operação diária pesada. Esses atenciosos olhares também devem perceber a semelhança com a arquitetura inglesa dominante no século de XIX e início do XX. Além do investimento inglês, o idealizador da planta, a maior parte dos materiais vinha da Inglaterra e, por isso, a ferrovia ficou conhecida como “Ingleza”.

Em 1982, a Condephaat confirmou o tombamento do local como patrimônio histórico. A estrutura do local se encaixa no estilo neoclássico liderado pelo britânico Charles Driver, que trouxe elementos arquitetônicos góticos como as torres paralelas em referência às da Abadia londrina de Westminster e o Relógio inspirado no Big Ben. Em 2020, a CPTM em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e Órgãos de preservação do Patrimônio, iniciou o restauro e pintura das fachadas e torreões da Estação da Luz.

Com 13,2 mil metros quadrados de área, a estação dá acesso a duas linhas da CPTM: Linha 7-Rubi e Linha 11-Coral (Luz-Estudantes), além das integrações gratuitas com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô. A estação recebe uma média de 250 mil passageiros por dia útil e os trens da CPTM realizam diariamente cerca de 840 viagens.

Para o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a Luz é uma grande marca da história ferroviária brasileira. “As pessoas vão até a estação e sentem São Paulo viva, assim como a cidade realmente é. Estamos felizes em comemorar esses 120 anos e também por trabalhar para alinhar o peso histórico à melhor eficiência possível. A construção do túnel ligando CPTM, Metrô e ViaQuatro é um exemplo dessa eficiência e do quanto nossa gestão trabalha para melhorar ainda mais a experiência do passageiro”.

Novo túnel de transferência da Estação da Luz

O edital do projeto executivo e obras para a construção de um túnel que ligará o saguão 2 da Estação Luz à Linha 4-Amarela de metrô foi publicado em 11 de fevereiro de 2021.

O prazo previsto para elaboração do projeto executivo e a execução da obra é de 36 meses, com valor estimado de cerca de R$ 68 milhões. O novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da Estação da Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero. Esta obra irá ampliar o acesso da parte inferior da estação na ligação com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, principalmente nos horários de pico.

Na plataforma central está prevista a instalação de duas novas escadas rolantes, onde hoje existem duas escadas fixas, e a construção de duas novas escadas fixas. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, será construído um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela. As atuais entradas, na mesma rua, serão fechadas já durante a obra.

“Além de ser uma das mais bonitas da cidade, a Estação da Luz é também uma das mais importantes por interligar CPTM, Metrô e ViaQuatro. A construção do novo túnel irá garantir mais mobilidade, segurança e rapidez para os passageiros destes modais ferroviários”, completa o secretário.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

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