Veja dicas para investir na venda de chocolates para a Páscoa

Veja dicas para investir na venda de chocolates para a Páscoa

Diversificar a produção e ter cuidado com a entrega podem ajudar a subir o faturamento de pequenos empresários.

As vendas de chocolate na Páscoa de 2020 recuaram 33% por conta da pandemia do coronavírus, segundo levantamento da Boa Vista, empresa de inteligência. Para este ano, quem trabalha com chocolate busca alternativas para virar o jogo.

O chocolate está no sangue da Josiane. Ela viveu na fazenda de cacau do pai, na Bahia, até os 17 anos e hoje é dona da própria fábrica de chocolates, em São Paulo. A empresária enxergou um mercado pouco explorado e altamente rentável: o dos chocolates finos.

Josiane convenceu o pai a aprimorar o processo de seleção e secagem de cacau na fazenda. Depois, montou uma fábrica com investimento de R$ 15 mil. Com a pandemia, ela teve que inovar.

“Me voltei 100% pro online. Fui lançar meu site, a loja virtual, e aí procurei parceiros on-line. Deu certo e produzi em 2020 quase 1 tonelada de chocolate”, conta.

Para a Páscoa de 2021, Josiane não vai produzir os tradicionais ovos. Ela lançou kits de barras de chocolate puro, com açaí, pitanga e gengibre. O motivo é o menor custo.

Apesar da queda nas vendas, a pandemia deixou lições importantes para o empreendedor, de acordo com Ubiracy Fonseca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

“Nós temos aprendido a desenvolver os canais de distribuição, procurando incentivar e aumentar muito fortemente a entrega via delivery”, afirma.

Para o Fonseca, também é essencial estudar a logística de entrega para não comprometer a experiência do cliente.

O economista Vandyck Silveira dá uma dica: oferecer opções mais baratas para o consumidor fragilizado pela crise.

“Qualquer tipo de desconto vale muito a pena pro consumidor. Outra coisa é o tamanho dos pacotes. Podemos ter um ovo de páscoa que seja mais fino, um pouco mais leve”, orienta.

A venda antecipada é outra estratégia que pode ajudar o pequeno empresário a captar demanda antes dos concorrentes. E, acima de tudo, é preciso inovar sempre para conseguir se destacar da concorrência.

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Fonte: g1.globo.com

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