Investir em mídias digitais como Facebook, Google, Youtube e e-mail é o segredo para alavancar sua empresa para outro patamar de faturamento; veja mais sobre o potencial do marketing digital
Foram-se os tempos nos quais anunciar em um outdoor ou pagar uma (caríssima) inserção publicitária na televisão eram os melhores jeitos de tornar a sua empresa conhecida no mercado. Em um cenário em que 82% dos lares brasileiros têm acesso à internet, segundo o IBGE, o segredo para seu negócio prosperar em vendas e reconhecimento tem nome e sobrenome: marketing digital.
O marketing digital se baseia na promoção de produtos e serviços por meio de mídias digitais, como Facebook, Instagram, Youtube, Google, e-mail e entre outros. É uma maneira de empresas se conectarem com potenciais clientes de forma personalizada e sem intermediários. O usuário está a um clique do seu negócio, simples assim.
Sabe quando você recebe um e-mail avisando de novas promoções em uma loja onde você já comprou? Ou quando clica no “Saiba mais” de um anúncio do Youtube? Ou mesmo quando vai procurar algum serviço no Google e clica logo em um dos primeiros links? Todas essas coisas fazem parte do mundo do marketing digital e elas têm revolucionado a forma como as pessoas se relacionam com marcas, produtos e serviços.
Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estimam que 70% dos consumidores já realizaram uma compra depois de clicar em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo.
As empresas que sabem aproveitar as incríveis oportunidades do marketing digital lucram mais.
Uma pesquisa da consultoria McKinsey mostra que as empresas brasileiras mais “digitalmente maduras” (ou seja, que souberam se posicionar no ambiente online) alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA até 3 vezes maior que as demais.
Dá pra perceber por que o marketing digital pode levar seu negócio para outro patamar de faturamento?
Mas, apesar do tamanho potencial deste mercado, ainda são poucas as empresas que realmente implementam estratégias vencedoras. A maioria está nos estágios iniciais do posicionamento online, seja por não enxergar a importância do negócio ou por se prender a modelos tradicionais de publicidade. Enquanto isso, quem sabe usar o marketing digital ao seu favor, está só colocando dinheiro no bolso…
Marketing digital é só pagar anúncio no Youtube? Como funciona?
Não, marketing digital não se resume a mídia paga. Uma estratégia completa de posicionamento online envolve muito mais do que apenas pagar uma certa quantidade de reais para o Facebook e para o Google todos os meses. Afinal, se você não tiver um bom branding e um método eficiente para conversão de vendas, pagar anúncios só vai fazer sua empresa ter mais alcance e nós sabemos que likes e comentários não pagam contas.
Existem outras áreas do conhecimento essenciais para que sua empresa possa se consolidar no mundo digital e realmente faturar com a internet.
- Branding
O branding está relacionado ao posicionamento da marca e suas principais características. Ele vai desde a paleta de cores usada na logo até os princípios da empresa e é a base sobre a qual todas as campanhas vão ser desenvolvidas. O branding da Natura, por exemplo, está muito associado à preservação ambiental e ao uso de ingredientes nativos do Brasil. Ter um bom posicionamento de marca é essencial para realizar ações bem-sucedidas na internet e fora dela.
- Redes sociais
A maior parte da estratégia de marketing digital é realizada em redes como Facebook, Instagram e Youtube, portanto, entender o funcionamento dessas mídias é fundamental para quem busca uma estratégia completa e com potencial para alcançar muitas pessoas. Segundo o Ibope Inteligência, 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais; imagine só “abocanhar” nem que seja 1% dessa fatia.
- Copywriting
O chamado copywriting envolve criar textos que vendem, ativando gatilhos emocionais no usuário para que ele seja convencido a clicar no seu anúncio, comprar seu produto ou cadastrar o e-mail em sua lista, por exemplo. Ele pode ser a virada de chave que faltava para aumentar sua conversão de vendas, por isso, cada dia mais, dominar as técnicas de copywriting se prova tão importante.
- Business Intelligence
A “inteligência de negócios”, em tradução literal, pode se aplicar em muitas esferas da empresa. No caso do marketing digital, ela é essencial para avaliar a performance dos anúncios e o resultado das campanhas realizadas. Afinal, é importante saber o que está dando certo e o que está dando errado.
- Branded content
Simplificando, o branded content é o conteúdo de marca. Ele é muito comum em veículos jornalísticos e blogs e se baseia em falar de uma determinada empresa, serviço ou produto de uma forma que não seja explicitamente publicitária. Ainda em crescimento no Brasil, o branded content é uma maneira mais natural e orgânica de apresentar a marca.
Saiba como implementar o marketing digital no seu negócio, seguindo orientações de quem fatura mais de R$ 300 milhões por ano
Como você deve ter percebido, não basta apenas saber mexer na ferramenta de anúncios do Facebook para ser um profissional de sucesso no marketing digital. E é por isso que o mercado tem valorizado tanto as pessoas que conseguem dominar todas essas áreas. O guia salarial 2021 da consultoria Robert Half mostra que os salários começam em R$ 3.460 em cargos juniores em pequenas empresas e podem chegar até a R$ 60 mil, nos cargos de chefia de grandes empresas.
Independente de você estar buscando um novo rumo profissional ou querer implementar o marketing digital no seu próprio negócio, é importante buscar uma formação completa, que vai te ensinar desde o beabá da publicidade até as técnicas mais avançadas para mensuração de resultados.
Verdade seja dita: a internet está cheia de cursos de marketing digital oferecidos por “gurus” que muitas vezes não entendem nada do negócio e que nunca lucraram de fato. Este não é o caso da Empiricus. Além de ser a maior casa de análise financeira independente do Brasil, a empresa também é uma das precursoras eprincipais players do mercado de marketing digital.
A Empiricus já fatura mais de R$ 300 milhões por ano usando estratégias de marketing digital e agora vai revelar todas as suas estratégias vencedoras em um MBA completo, oferecido em parceria com a 4U EdTech, fintech de educação.
“Esse modelo de negócio fez a Empiricus aumentar seu tamanho em 140 vezes. Se aconteceu comigo, pode acontecer com você também. Na verdade, pode acontecer com todo mundo. O modelo é adotado nos mais diversos países, em culturas e legislações diferentes, sempre com resultados excepcionais” ‒ Felipe Miranda, sócio fundador da Empiricus.
O MBA de Marketing Digital da Empiricus contempla:
- Inbound e outbound marketing;
- Branding;
- Estratégias digitais;
- Marketing de (alta) performance;
- Copywriting;
- Business Intelligence;
- Design;
- Branded content.
Ou seja, ele te oferece um arsenal completo para fazer o posicionamento online do seu negócio e prosperar no universo do marketing digital. Não tem papo furado, não tem conceito abstrato. Você vai aprender com quem aplicou tudo isso na prática, testou inúmeras vezes e, enfim, lucrou.
Fonte: www.seudinheiro.com