Em setembro, os Clubes de Leitura on-line da Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos integram a programação da 11ª edição da Virada Sustentável – o maior festival de sustentabilidade do País, que coloca em evidência as questões importantes para a humanidade no futuro pós-pandemia.
Para acompanhar esta data especial, na sexta-feira, 17, das 15h às 17h, o Clube de Leitura BSP Especial Virada Sustentável traz para o centro das discussões virtuais a obra “Notas sobre o Luto”, de Chimamanda Ngozi Adichie, com inscrições abertas no link www.bsp.org.br/inscricao. Já na sexta-feira, 24 de setembro, das 15h às 17h, o Clube de Leitura BVL Especial Virada Sustentável 2021 traz para o debate on-line a obra “Casa de Alvenaria – Volume 1: Osasco”, de Carolina Maria de Jesus, com Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao. Os primeiros inscritos receberão instruções para baixar os livros gratuitamente. As atividades são realizadas em parceria com a Companhia das Letras.
As obras
“Notas sobre o Luto”, Chimamanda Ngozi Adichie (BSP)
A autora nigeriana escreveu o livro após morte do pai em junho do ano passado. Meses depois perderia também a mãe. Nas páginas do novo livro, a escritora expõe toda a complexidade da dor do luto. Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele.
Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar. Em poucas páginas, “Notas sobre o Luto” nos conecta com o mundo atual e investiga uma das experiências mais universais do ser humano.
“Casa de Alvenaria – Volume 1: Osasco”, de Carolina Maria de Jesus (BVL)
O livro, publicado a partir dos manuscritos originais da autora, abarca os meses em que Carolina Maria de Jesus morou em Osasco (SP), em 1960, após deixar a favela do Canindé.
Trata-se de um texto inédito, com introdução de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus, que mostra, em meio às viagens e uma “nova” vida, que a escritora não deixa de observar o cotidiano e atestar as contradições de seu tempo, entregando reflexões que seguem pertinentes. O que Carolina fez, afinal, foi desafiar uma sociedade racista e desigual.
Todos os meses a BSP e a BVL selecionam um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores das obras, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Realizadas em parceria com a Companhia das Letras, as atividades são mediadas pelas equipes das bibliotecas.
Importante lembrar que a BSP e BVL estão com atividades presenciais de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30, atendendo às medidas da fase atual do Plano São Paulo. Para saber mais sobre a programação, acesse os sites www.bsp.org.br e www.bvl.org.br, além de nossas redes sociais.
SERVIÇO
Biblioteca de São Paulo
Clube de Leitura Especial Virada Sustentável 2021
“Notas sobre o Luto”, de Chimamanda Ngozi Adichie
Sexta-feira, 17 de setembro, das 15h às 17h
Inscrições abertas pelo link www.bsp.org.br/inscricao.
Vagas limitadas.
Atividade on-line.
Parceria com a Companhia das Letras.
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Clube de Leitura Especial Virada Sustentável 2021
Casa de Alvenaria – Volume 1: Osasco, de Carolina Maria de Jesus
Sexta-feira, 24 de setembro, das 15h às 17h
Inscrições abertas pelo link www.bvl.org.br/inscricao.
Vagas limitadas.
Atividade on-line.
Parceria com a Companhia das Letras.
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube