Estabilização de casos de Covid-19 e retorno ao convívio social traz confiança para pacientes.
A estabilização de casos e óbitos, o avanço da vacinação contra a Covid-19 e as novas medidas de flexibilização, em Mogi das Cruzes, refletiram também na rotina dos consultórios odontológicos, que vem registrando aumento no número de pacientes preocupados com a saúde bucal e a estética do sorriso.
Dados apresentados no World Oral Health Day (Dia Mundial da Saúde Bucal) edição 2021, revelaram que os dentistas continuam enfrentando consequências da pandemia da Covid-19 e do isolamento social das pessoas, que refletiu na maior incidência de cáries e doenças gengivais avançadas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os serviços de saúde bucal estiveram durante a primeira onda da pandemia entre os serviços essenciais mais afetados. Com os consultórios fechados as consultas de rotina foram canceladas ou adiadas (exceto tratamento de emergência). E desde que as clínicas puderam reabrir, os reflexos continuam aparecendo até mesmo em casos de complicações avançadas relacionadas a cárie e infecções, o que pode tornar o tr atamento mais complexo.
O especialista em implantes e diretor clínico da Oral Unic de Mogi das Cruzes, Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos, explica que, além do uso da máscara, com mais tempo em casa muitas pessoas descuidaram dos hábitos de higiene e postergaram o retorno ao dentista.
“Cáries e infecções podem ser evitadas com rotina de higiene e acompanhamento do dentista, mas quando elas surgem é preciso que o tratamento seja feito, principalmente, na fase inicial para evitar outras complicações e dores”, conta.
Além dos cuidados com a saúde bucal, o especialista alerta que com o retorno do convívio social, o crescimento de pacientes foi puxado também por quem se preocupa com a estética e quer dentes mais brancos e alinhados.
“No segmento estético o que tem trazido muitos pacientes ao consultório são os implantes. Os benefícios são muitos: baixíssimo índice de rejeição, sorriso em harmonia com o rosto e o adeus às indesejadas próteses”, diz Dr. Alvaro.
O aposentado Laércio da Silva, de 60 anos, está com a autoestima renovada depois de realizar os implantes nas arcadas inferior e superior. “Depois de sofrer um acidente de carro, comecei a perder os dentes e só foi possível ter um sorriso bonito fazendo os implantes. Fiquei muito contente com o resultado. Minha dica para quem pensa em fazer implantes é que as pessoas façam, não tem preço que pague um sorriso”.
Dr. Alvaro reforça que, fora do consultório, entre o intervalo das visitas ao dentista, assim como Laércio faz, alguns cuidados diários devem ser seguidos para manter a saúde bucal em dia:
– Sempre que possível, troque a escova a cada três meses;
– Dê preferência aos cremes ou géis dentais com flúor e não exagere na quantidade;
– Lembre-se de escovar a língua;
– A escovação deve ser feita ao acordar e, pelo menos, outras três vezes ao dia ou, o mais ideal, logo após as refeições;
– Escove todas as faces dos dentes com movimentos leves, sem pressionar;
– Use fio dental todos os dias, reforçando a limpeza a noite, antes da última escovação;
– Bochechos com enxaguantes bucais ajudam a eliminar as bactérias;
– Procure um dentista sempre que perceber alguma anormalidade, como cortes, feridas, sangramentos, dor, estalos ou incômodos;
– Vá ao dentista a cada seis meses ou, pelo menos, uma vez por ano.
Casos de Covid-19 em Mogi das Cruzes *
Mais de 9.980 pessoas já receberam a dose única do imunizante contra a Covid-19, mais de 287 mil receberam a primeira dose e mais de 108 mil receberam a segunda dose. Cerca de 6,0% dos leitos de enfermaria e 15,6% dos leitos de UTI estão ocupados com pacientes infectados.
* Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes. Dados computados até 20/08/2021, às 17h.
Onde encontrar
Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos é especialista em implantes, diretor clínico e responsável da Oral Unic de Mogi das Cruzes, onde fica o único Centro Cirúrgico no Alto Tietê. A marca trabalha com o conceito All-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar. Instalada e m um ambiente amplo e agradável, com estrutura climatizada, 355 metros quadrados de área construída, a Oral Unic foi projetada para que o paciente tenha um atendimento exclusivo, que além de oferecer conforto e comodidade, conta com estacionamento e equipamentos de última geração, como raio-x panorâmico digital, estúdio fotográfico e laboratório de próteses próprio que proporcionam mais agilidade nas entregas.
A marca Oral Unic conta com 138 estruturas em 20 Estados do País, entre eles Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo e Tocantins.
O endereço é Rua Cabo Diogo Oliver, 536, Mogilar – Mogi das Cruzes. O telefone é o (11) 5225-7100 e o WhatsApp é o (11) 94747-9273.