Com iniciativa da Tecnoblu e apoio da Denim City SP, foi realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, na cidade de Blumenau (SC), o Jeans Festival que contou com a presença de grandes empresas do segmento como Canatiba, Capricórnio, Santista, Tecnoblu, Audaces, Censi, Silmaq e Welttec. O evento contou com instalações, palestras, lançamentos e mesas de debate com o denim como foco.
“Nossa região Sul é muito importante na indústria e na cadeia do jeans e como a Febratex, uma feira que atende muito as confecções do Brasil, não pôde ser realizada em agosto, por conta da pandemia, resolvemos em grupo, as tecelagens, aviamentos, empresas de tecnologia, fazer esse evento para ser uma marca registrada desse recomeço, de uma cadeia que temos que unir cada vez mais com projetos, como a Denim City SP e o Denim Meeting também. Percorrendo e aprendendo sobre a cultura do jeans, todos vão evoluir e crescer com isso”, afirma Cristiano Buerger, CEO da Tecnoblu.
Vale destacar que o Denim Meeting, promovido pela StyleWF, acontece neste segundo semestre, no formato presencial, em Caruaru (Pernambuco), Colatina (Espírito Santo) e Goiânia (Goiás).
“É um novo jeito de trabalhar, de uma forma colaborativa, todos os patrocinadores deram a sua opinião, sugestão, sem concorrência, de uma forma positiva e inspiradora, porque o coletivo tem que inspirar. A gente consegue muito bem juntar a parte técnica, a inspiração, o prazer…o mundo precisa disso, e juntando o comercial. Esse é um formato que a gente deve levar para os outros eventos daqui para frente porque funciona muito bem”, comenta Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista.
“O evento tem um modelo interessante, interativo e ao mesmo tempo une a exposição de peças de jeans, trabalho de arte sendo desenvolvido, palestras e beneficiamentos. Isso tudo cria um canal de conexão e informação muito importante. Nós trouxemos para o evento um pool de empresas chamado Beneficiamento Coletivo, são sete empresas unidas para poder mostrar como se desenvolve o beneficiamento de jeans, ao vivo, com calças customizadas fornecidas pelas empresas têxteis, Capricórnio, Santista e Canatiba”, relata Marco Britto, presidente da GB Customização.
A Canatiba esteve presente através da exposição da estilista Helena Rodrigues que produziu peças com seus artigos, apresentação da palestra “Inovação como DNA”, por Fabio Covolan, diretor de marketing da empresa e a participação na mesa “A força do coletivo”, ao lado de empresas do setor.
Já a designer Lais Odeli customizou, ao vivo, peças da Canatiba, Santista e Capricórnio que foram vendidas no evento e todo o valor arrecadado foi doado para a AAPPM Mielomeningocele (Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele.
O Cais Brechó teve um espaço com suas peças a preços especiais. A marca foi criada em dezembro, somente no online e atualmente já mantém uma loja presencial em Blumenau.
Foi lançada ainda a máquina de corte da Audaces E23, mais forte e resistente para o segmento. Além disso, na hora do corte, a esteira continua em movimento, conferindo maior produtividade.
“Foi um evento de muita conexão, conhecimento e energia. Estamos voltando com esses encontros com os amigos do denim, acompanhando os lançamentos, não só em São Paulo, mas também os regionais. Então, esse evento veio para contribuir com o setor e trouxe também a Denim City São Paulo que teve um espaço, o Blue School, com peças desenvolvidas pela instituição, espaço bem enriquecedor”, comenta Marlene Fernandes, CEO da StyleWF.
Para confira as palestras na íntegra, basta clicar aqui.
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear