Wine4u faz parte do plano de expansão do market4u, maior rede de mercados autônomos do Brasil, que quer se tornar unicórnio em 2022
Segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers, o consumo de vinho teve aumento de 72% durante a pandemia da Covid-19. Aliado a esse dado e ao isolamento social deste ano, a startup curitibana market4u, maior rede de mercados autônomos do Brasil, acaba de lançar a wine4u – uma adega, autônoma e inteligente, dentro de condomínios. Atualmente, já são 120 unidades somente na capital paranaense, e mais 100 em todo Brasil, tornando-se a maior loja, em número de unidades, do segmento no país. “Imagine ter à disposição uma adega com mais de 200 rótulos diferentes, com seleções que mudam a cada estação, e ainda sommeliers disponíveis para dar dicas de harmonização. Foi esse nicho de mercado que enxergamos, e o melhor: ninguém precisa fazer um aporte grande para colocar o estoque em casa – ele fica à disposição para quando quiser e precisar a poucos passos de distância”, explica o CEO do market4u, Eduardo Córdova.
A seleção é sazonal, de acordo com a estação do ano. Por exemplo, no verão, a prioridade são vinhos brancos, rosés e espumantes. Além disso, as escolhas levam em consideração o perfil dos moradores, assim como histórico de compras. Os valores das garrafas variam de R$30 a R$200 e também são ótimas sugestões de presentes de última hora – as embalagens de presente estarão disponíveis em cada ponto de venda.
A adega é destravada por meio do aplicativo, somente para maiores de 18 anos, e o pagamento feito por lá também. “O sistema é inteligente e consegue avaliar o perfil de consumo dos usuários, abastecendo a geladeira com os rótulos mais vendidos, uvas e safras preferidas”, completa Córdova.
A wine4u projeta abrir 1000 unidades em 2021, com faturamento médio anual de R$20 milhões.