Existem diversas formas de “ganhar uma roupa”. Algumas delas, acontecem graças à observação da moda de rua mundial. Afinal, não é raro ela nos mostrar uma nova forma de uso para uma peça de roupa familiar. E que sorte grande quando, enfim, resgatamos do armário uma roupa injustamente julgada ultrapassada para o look diário.
E depois de tanto tempo de confinamento essa parece ser a grande missão do street style global. Com exceção de Harajuku, onde os japoneses exercitam a moda impensada e criativa ao máximo, na moda de rua mundial o passado é a grande trend do presente. Por isto, os looks de Paris e Nova York estão repletos de produções que resgatam fits, estampas e comprimentos conhecidos do nosso look.
O primeiro resgate é o da estampa animal print. Desta vez, o padrão retorna em volumes amplos, tanto em peças clássicas como trench-coats quanto em calças jeans com fit oversized. Então se você tem alguma peça com esse tipo de estampa, que julgava folgada ou grande demais para usar, saiba que o momento de rever seu conceito sobre ela é agora.
Em segundo lugar temos uma longa lista de modelagens retrô que prometem premiar os consumidores de moda que nunca se desfazem de seus jeans antigos.
O primeiro deles é o jeans com fit pantalona, que se multiplica em diversos estilos nas produções. Do visual cargo ao look stonewashed, do aspecto básico ao tingimento black, a calça jeans pantalona é um verdadeiro coringa. Na moda de rua mundial, ela é tendência tanto na produção com regata de basquete quanto na combinação acinturada com um trench coat.
A segunda modelagem retrô resgatada é a calça flare com cintura alta, que se atualiza por um visual mais ligado à alfaiataria. Para seguir esta estética, a flare pode apresentar nervuras, lavagem uniforme, e cortes mais incisivos.
Ainda na lista de velhos conhecidos da moda, temos o fit reto, que aparece atualizado pela barra turn up e braguilha transversal. Seu principal apelo de moda, sem dúvida está na produção: o jeans com modelagem slim é cool quando combinado ao sobretudo e tênis, é elegante quando sobe no salto e revela tornozelos, e extremamente cool quando vestido no formato combo com jaqueta jeans.
Outro “revival” feliz é o da blusa cropped, que é super democrático pois sugere novas formas de uso para diversas peças corriqueiras do nosso guarda-roupa. Na moda de rua, ela é relembrada no styling da blusa amarrada com nó que acompanha o jeans flare, no moletom recortado e transformado em manguito que dialoga com o fit relaxado e no uso da bandana como top cropped que finaliza a produção do jeans com cintura alta.
O look estilo color blocked é também outro grande chamariz do street style atual, que é extremamente acessível e fácil de compor: basta encontrar um jeans colorido e qualquer complemento da mesma cor para a parte superior do look. Prova disso está no street style, onde as produções uniformizadas pela cor são formadas pelo jeans com blusa enrolada, camisa de colarinho com nó, tricô ou moletom no mesmo tom. E claro, também aparecem no formato combo, que é a jaqueta e calça jeans formando conjunto.
E para acertar sem margem de erro qualquer produção não esqueça de um sobretudo extremamente formal, pesado e dramático para acompanhar seu jeans retrô. Daqueles que não se usam dentro de casa e por isso mesmo comunicam liberdade em todos os sentidos. Afinal liberdade de ir e vir, seja nas ruas ou épocas, refletem a grande busca da moda de rua atual.
Fonte: guiajeanswear.com.br