Todos sabem a importância de andar com os pneus do carro calibrados. Os itens são o que nos ligam ao solo quando estamos dentro de um veículo.
Por isso, a manutenção deles é essencial para manter a segurança de todos dentro do carro. No entanto, mesmo sabendo da importância de calibrar os pneus, muitos acabam se esquecendo de uma peça fundamental, o estepe.
Tão importante quanto calibrar os pneus em uso, o estepe também deve estar com a manutenção em dia para caso da necessidade do utilização do mesmo.
Quatro motivos para calibrar o estepe do carro
Solução rápida para possíveis problemas
A Nakata explica os motivos de manter os estepes com a manutenção em dia. O primeiro deles, talvez seja o mais óbvio. Estepes em dia são necessários para caso um dos pneus em uso fure, e haja a necessidade de trocá-lo rapidamente.
Ao furar o pneu, o ideal é que o motorista pare o carro imediatamente e o substitua pelo estepe. A cada novo quilômetro rodado nessas condições acarretará a diminuição crítica da vida útil do item, explica a fabricante de autopeças.
Por isso, manter o estepe em perfeitas condições e saber utilizar os demais equipamentos de segurança são ações que ajudam a evitar que essa situação adversa seja ainda mais estressante.
Estepe calibrado de acordo com os demais pneus do carro
Imagine a situação de ter que trocar o pneu e o estepe não estar com a calibragem relativa aos demais pneus em uso. A calibragem do estepe é essencial para permitir que o veículo tenha uma dirigibilidade padrão. A diferença entre a calibragem dos pneus e do estepe pode causar instabilidade ao carro.
Outro ponto importante que a fabricante ressalta, é o fato de que, por não rodar, o estepe acaba perdendo mais pressão. Nesse caso, o correto é calibrá-lo com mais libras em relação aos pneus principais do carro.
Maior durabilidade do pneu
Os prejuízos ocasionados pela falta de manutenção dos pneus, inclusive a do estepe, podem acarretar em danos como a redução de sua vida útil dos mesmos, prejudicando o alinhamento e balanceamento do carro. Além disso, pode aumentar o consumo de combustível do veículo.
Identificar e evitar problemas
O estepe faz parte do kit de emergências e reparos do carro. Dessa forma, automaticamente, quando a calibragem do estepe está em dia, você acaba por avaliar em conjunto se todos esses itens estão presentes e em boas condições de uso.
Entre os itens estão: o macaco, a chave de roda e o triângulo, que geralmente ficam ao lado do estepe, e devem estar em perfeitas condições de uso.
Por fim, a Nakata explica que é prudente estar preparado para utilizá-los antes de ocorrer uma emergência. Se o veículo tem rodas de liga leve e o estepe é de ferro, por exemplo, as vezes é preciso carregar parafusos ou porcas específicos para fixar a roda ao cubo.
Realizar a calibragem do estepe, além de gerar mais segurança e economia ainda tem uma relevante vantagem: ter esse hábito regularmente não custa nada. Além disso, evita prejuízos financeiros e é fundamental para a sua segurança ao dirigir!
Fonte: garagem360.com.br