Em mais de 10 anos de experiência no mercado da beleza, sempre me perguntam como eu posso ensinar sobre Gestão de Salão de Beleza se não fui dona de um. Então, eu sempre conto algumas das inúmeras experiências que já tive nesses 25 anos atuando com Gestão Empresarial.
Eu já fui sócia de Posto de Combustíveis, de Casa Lotérica e sim, já atuei na abertura e estive à frente de inúmeros Salões de Beleza.
Em abril de 2019 fui procurada por uma proprietária de um Salão de Beleza no bairro da Mooca, aqui em São Paulo. Assim como inúmeras outras, inicialmente era apenas uma procura por uma consultoria. Ela era a proprietária de um salão pequeno e queria crescer. Porém, não sabia como. Uma vez que não tinha uma equipe formada, sua rotatividade era muito grande.
Não havia nenhum investimento em marketing e nem preciso falar sobre a ausência total de gestão. Apresentei uma proposta de consultoria como sempre faço e tive a contra proposta de uma parceria diferente, onde eu seria a arrendatária do Salão.
O arrendamento de Salão de Beleza é uma prática não tão comum, mas existente também em nosso mercado. A proprietária iria “alugar” o Salão para mim. Durante a vigência do contrato, eu seria a dona do Salão, estaria à frente de toda a gestão. Foi acertado um valor a ser pago para a proprietária e aceitei o desafio.
Montei um planejamento completo para os primeiros 6 meses para estruturar e atingir um crescimento considerável, uma vez que eu já havia feito uma pesquisa de mercado e havia calculado o potencial de crescimento naquela região.
E foi então que aprendi 05 difíceis lições.
- Tenha sempre o seu advogado e nunca comece um projeto sem a devida orientação. Mesmo com tanto tempo de experiência em gestão, eu cometi o erro de “confiar” e esperar o advogado dela elaborar o contrato de arrendamento. Foram vários meses cobrando e esperando e o devido contrato nunca foi feito!
- Não faça “combinados”, tenha tudo por escrito, mesmo que sejam por mensagens…. As pessoas infelizmente agem de má fé e nem sempre cumprem o que foi combinado. Esse cuidado eu tive e foi primordial ter as conversas arquivadas para a dissolução da “parceria”.
- Pessoas se conectam com pessoas e o gestor pode atrair ou afastar os bons talentos. Durante o processo inicial, eu recrutei, selecionei e montei uma equipe incrível. Começamos um trabalho juntos que trouxe excelentes resultados. Tratando cada profissional com respeito e admiração, conquistei a confiança e o respeito de cada um e formamos um time vencedor. Quando a parceria foi desfeita, toda a equipe saiu junto comigo. Eu tinha conseguido ser o elo de ligação. Fiz o papel a que me propus de gestora.
- Ninguém cresce sozinho e a ambição de ganhar a curto prazo é fatal. No mercado da beleza, temos sempre que administrar vaidades e o gestor deve sempre ter em mente que seu salão só irá crescer se os profissionais crescerem. Infelizmente essa não era a mentalidade da proprietária e ela queria apenas o aumento do faturamento a curto prazo. Sua falta de uma visão de gestora a fez agir de má fé e perder não só a equipe, mas toda a clientela / parcerias firmadas durante o processo.
- Uma imagem manchada no mercado dificilmente é recuperada sem um trabalho árduo. Esse salão ficava em uma área com muitos hospitais e clínicas e no planejamento de marketing, firmei parcerias com todos eles, trazendo seus funcionários e os tornando nossos clientes. Quando a dissolução ocorreu, esses parceiros não aceitaram continuar com a antiga proprietária e nem com o arrendatário para quem ela entregou o salão antes mesmo de conversar comigo. A falta de ética manchou sua reputação no mercado e isso interferiu diretamente em seu faturamento.
Enfim, aprendemos lições vivendo, errando e observando as atitudes alheias. Que essa terrível experiência minha possa te trazer um grande aprendizado.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante.
Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza
Professora Universitária na área de Administração de Empresas