Unifesp começa estudo sobre aplicação de 3ª dose de vacina

Unifesp começa estudo sobre aplicação de 3ª dose de vacina

Apenas pessoas que tomaram duas doses da CoronaVac podem participar

Instituições brasileiras já começaram a trabalhar pela aplicação de uma eventual terceira dose de vacina contra a covid-19. Em links públicos, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) disponibilizaram aos voluntários um formulário em que devem ser preenchidos nome, telefone, e-mail e demais dados pessoais dos candidatos. As inscrições para o estudo do Idor foram encerradas em poucas horas.

O formulário da Unifesp ressalta que apenas as pessoas vacinadas com a CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac, poderão participar dos experimentos. “Lembrando que será feita uma triagem segundo critérios do estudo”, adverte a universidade. “Portanto, o envio do formulário não garante sua participação no estudo.”

Corrida para a 3ª dose

-Publicidade-https://b574cb353fe1ac22addf2db0e88e43a1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O médico-cirurgião oncológico com pós-doutorado em epidemiologia estatística José Luiz Bevilacqua disse a Oeste que os formulários para a aplicação de uma eventual terceira dose de vacina contra a covid-19, para quem tomou duas doses da CoronaVac, viralizaram entre os grupos de médicos de WhatsApp e Telegram. “Esta é a melhor demonstração de que o meio médico desconfia da eficácia da vacina chinesa”, afirmou. Para Bevilacqua, é frequente o questionamento sobre a eficácia da CoronaVac entre os profissionais da saúde, mas muitos temem expressar a opinião com medo de “cancelamento” por parte dos colegas.

Aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, já há estudos em andamento para testar doses de reforço tanto para a vacina da Pfizer quanto para o imunizante da AstraZeneca/Oxford.

Fonte: /revistaoeste.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *