Com 11 deputados, PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara

Com 11 deputados, PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara

Líder da legenda diz que bancada se reuniu e definiu apoio de modo unânime. Eleição está marcada para 1º de fevereiro.

O PTB, partido com 11 deputados, decidiu nesta segunda-feira (18) apoiar o deputado Arthur Lira (PP-AL) na candidatura à presidência da Câmara. As eleições serão no dia 1º de fevereiro, com votação presencial.

Nome do Planalto na disputa, Lira é líder do PP e um dos principais articuladores dos partidos do Centrão. O PTB é o nono partido a declarar apoio oficial ao parlamentar – também apoiam o deputado PP, PL, PSD, Republicanos, PROS, PSC, Avante e Patriota.

Apesar de ainda não declarar apoio oficial ao deputado, o Podemos se uniu formalmente ao bloco parlamentar capitaneado por Lira. O Solidariedade vinha apoiando a candidatura de Lira, mas nesta segunda anunciou adesão à campanha de Baleia Rossi (MDB-SP).

Anunciado como novo líder do PTB, o deputado Nivaldo Albuquerque (AL) disse que a decisão foi tomada por unanimidade.

“A bancada vai votar toda unida na candidatura do Lira. A demora foi justamente porque precisávamos ter unanimidade na bancada. Temos uma bancada pequena e, como uma bancada pequena, não pode ficar dividida nunca. Alguns deputados estavam em dúvida, mas hoje conseguimos chegar a um consenso, a uma unanimidade”, disse.

O presidente da legenda, Roberto Jefferson, já havia sinalizado que o partido seguiria o nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. A bancada do partido, no entanto, ainda não tinha se reunido para definir a questão.

O principal adversário de Lira é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O parlamentar do MDB conta com o apoio de 12 os partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade.

Como a votação é secreta, os parlamentares não são obrigados a seguir a orientação dos partidos.

Os candidatos

Saiba quem são, até o momento, os candidatos à presidência da Câmara (em ordem alfabética):

  • Alexandre Frota (PSDB-SP): Candidato avulso. Defende uma Câmara independente em relação ao Executivo e a abertura de processo de impeachment de Bolsonaro.
  • André Janones (Avante-MG): Candidato avulso. Promete pautar a volta do auxílio emergencial. Diz que menos de cinco deputados apoiam publicamente sua candidatura, mas calcula que pode chegar a 10 parlamentares nas eleições, que serão realizadas com voto secreto.
  • Arthur Lira (PP-AL): Tem apoio do Palácio do Planalto e fechou bloco com nove partidos (PL, PP, PSD, Republicanos, PROS, Podemos, PSC, Avante e Patriota), que somam 195 deputados.
  • Baleia Rossi (MDB-SP): Tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e conseguiu formar um bloco com 11 partidos (PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade), que somam 272 deputados.
  • Capitão Augusto (PL-SP): Candidato avulso. Coordenador da frente parlamentar de segurança pública, conhecida como a bancada da bala, tem conversado com deputados de “bancadas vocacionadas” – como a da segurança pública e a evangélica. Pretende lançar sua candidatura no dia 28 de janeiro.
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): Candidato avulso. Tem investido no contato individual com os parlamentares. Pretende lançar a sua candidatura nesta semana.
  • Luiza Erundina (PSOL-SP): Candidata do PSOL, que optou por não seguir os demais partidos de oposição no apoio a Baleia Rossi. A legenda tem dez deputados.
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS): Candidato oficial do Novo, partido que conta com oito deputados. Afirma que aposta no diálogo e está empenhado em construir pontes com os parlamentares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *