Dados vazados? O que fazer?

Dados vazados? O que fazer?

Especialistas dão dicas para quem teve os seus documentos vazados

As ameaças cibernéticas são uma preocupação constante das empresas. O termo se tornou popular no setor de segurança, já que é um perigo contra a integridade dos dados da companhia. Os cibercriminosos manipulam e destroem sistemas com potencial para danificar organizações, roubar dados sensíveis dos funcionários e clientes, e vazar informações confidenciais. Um dos problemas mais recorrentes relacionados com a segurança na internet é o vazamento de dados. De acordo com a dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, indica que mais de 5 bilhões de credenciais foram vazadas na internet somente no ano de 2020.

Ricardo Tavares, coordenador e professor da pós em segurança cibernética no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), recomenda que a pessoa física fique atenta a possíveis fraudes. “Os criminosos podem utilizar as informações pessoais em lojas, crediários, meios financeiros para realizar compras no nome da pessoa que teve o seu dado vazado. Por isso, o ideal é que o consumidor monitore o seu CPF para ver se houve alguma tentativa de uso do documento”, explica Tavares.

Ainda segundo o professor, o consumidor pode processar a empresa que vazou as informações. “Ao descobrir qual companhia teve o banco de dados expostos, a pessoa física pode recorrer ao Procon e ou buscar seus direitos de acordo com a LGPD processando o responsável pelo vazamento, por exemplo”, finaliza.

Além do Tavares, temos o Jeferson D´Addario, que é fundador e CEO do Grupo Daryus, composto por uma empresa de consultoria, uma de educação e uma aceleradora de startup, que tem o foco em Gestão de Riscos, LGPD, Continuidade de Negócios, Perícia Forense Digital, Cibersegurança e Governança de Tecnologia da Informação e Inovação. Formado em Tecnologia, Marketing e Negócios, e pode contribuir mais com o tema.

D´Addario possui mais de 20 anos de experiência em TI e Consultoria, soma mais de 40 projetos no Brasil e América Latina em Continuidade de Negócios, Resiliência Empresarial e Segurança da Informação. Há 15 anos criou a Daryus Educação, empresa do Grupo que fornece cursos de formação e pós-graduação em Gestão de Continuidade de Negócios, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Riscos e Recuperação de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Ainda, o executivo é Consultor Sênior em Continuidade de Negócios (Riscos, BIA, Crises, Planos), e possui certificados em CBCP pelo Disaster Recovery Institute International – DRII (USA), MBCI pelo Business Continuity Institute – BCI (UK), CRISC pela ISACA (USA), Instrutor Oficial do Disaster Recovery Institute International (USA), Instrutor Oficial da PECB – Canada, Auditor líder em ISO 27001 e Auditor líder em ISO 22301.

Grupo Daryus, composto por três unidades de negócios para Consultoria, Educação e Startups, conta com uma equipe especializada para esse tipo de serviço na Daryus Consultoria. Já a Daryus Educação é pioneira na criação dos cursos de pós-graduação em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, Cyber Security e Perícia Forense Digital.

Sobre a Daryus Consultoria

O Grupo Daryus, empresa brasileira com experiência no mercado nacional e internacional, é referência na prestação de serviços em Consultoria e Educação. A Daryus Consultoria, unidade estratégica de negócios do Grupo, integra as áreas de Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos, Governança e Gestão de TI, Privacidade e Proteção de dados pessoais (LGPD) e Segurança da informação e cibersegurança. Desde 1998, proporciona aos seus clientes apoio à gestão empresarial, estratégia e de riscos e, com isso, atende organizações líderes de vários segmentos. Seus parceiros internacionais incluem: DRII, EXIN, ISACA, PECB, PeopleCert, Axelos e DMI. Dentre os prêmios conquistados estão SECMASTER 2006 pela ISSA International e Infragard USA 2011. Para mais informações, acesse: https://www.daryus.com.br/consultoria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *