Compilado Com 8,4 Bilhões De Senhas Vazadas É Postado Em Fórum

Compilado Com 8,4 Bilhões De Senhas Vazadas É Postado Em Fórum

O que parece ser o maior compilado de senhas de todos os tempos foi postado em um fórum hacker e contém 8,4 bilhões de chaves de acesso a contas diversas, presentes em um arquivo TXT de impressionantes 100 GB. De acordo com o CyberNews, supõe-se que a coleção seja uma combinação de informações coletadas em invasões e vazamentos anteriores.

O responsável pelo documento é o usuário RockYou2021, que alega haver 82 bilhões de combinações de seis a 20 caracteres e cuja identificação é uma provável referência ao RockYou, evento ocorrido em 2009 em que 32 milhões de senhas de usuários do aplicativo homônimo chegaram às redes. Entretanto, após análise, verificou-se a real extensão do problema.

Aliás, em abril deste ano, descobriu-se que 3,28 bilhões de senhas vinculadas a 2 bilhões de e-mails era comercializado também em um fórum hacker – detendo, até então, o recorde de exposição. Neste novo caso, todas elas dão as caras em um trabalho que demandou anos de dedicação da pessoa por trás do compilado.

Exemplos de senhas encontradas no arquivo gigantesco.Exemplos de senhas encontradas no arquivo gigantesco.Fonte:  Reprodução/CyberNews 

Dando uma olhadinha…

Ainda segundo o CyberNews, criminosos, munidos de um material tão completo, serão capazes de criar um dicionário de senhas e disparar ataques de espelhamento contra um alto número de contas – atingindo, potencialmente, milhões ou até bilhões delas, já que muitas pessoas reutilizam seus códigos de acesso em diversos serviços.

Por fim, verificar a integridade de informações pessoais por meio de serviços dedicados à tarefa e alterar as senhas comprometidas são algumas das medidas de proteção que podem ser aplicadas, assim como habilitar autenticação de dois fatores sempre que possível e suspeitar de qualquer e-mail e mensagem de texto não solicitada, ignorando eventuais links que contenham.

Vale notar que não há confirmação da existência de senhas novas neste compilado. O uploader montou um conjunto de senhas vazadas anteriormente no arquivo. Isso significa que você não precisa se preocupar, a princípio. De todo modo, na dúvida, por que não se precaver e alterar suas senhas?

Fonte: Tecmundo.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *