Melhores iniciativas de inovação social e sustentabilidade conquistam prêmios

Melhores iniciativas de inovação social e sustentabilidade conquistam prêmios

05 projetos nacionais com soluções empreendedoras de impactos positivos na sociedade e meio ambiente foram escolhidas na maratona virtual, realizada pelo Instituto Sabin e Enactus Brasil, que distribuiu R﹩ 15 mil em prêmios

 Soluções para o enfrentamento de problemas sociais foram criadas na edição 2021 da Enacthon, promovido pelo Enactus Brasil, em parceria com o Instituto Sabin.

Depois de oito dias da maratona virtual, a equipe Flor de Mandacaru, da Universidade de Fortaleza, conquistou o primeiro lugar da disputa nacional. Com o projeto Amor Salva-Vidas, o time busca impactar crianças e jovens vítimas de vulnerabilidade social nas escolas de surf, ao oferecer um modelo de eco-pranchas feitas com plástico coletado nas praias de Fortaleza. “Minha expectativa é poder implementar o projeto o mais rápido possível. Sempre foi o meu sonho fazer parte de algo maior que eu, então tive uma boa surpresa quando descobri que a Enactus trabalha com sonhos! Antes me diziam o tempo todo sobre ser ‘impossível’, mas agora sinto que tenho todo o apoio de pessoas que acreditam e vão transformar a nossa realidade”, relata Joana Damasceno, líder da equipe campeã.

Entre os selecionados está também o projeto FertilEasy, da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, que busca transformar os rejeitos da lavagem da ordenha em um fertilizante natural e barato, ao estimular a conscientização do produtor sobre a importância de realizar a destinação correta dos dejetos. Davi Luis, líder do FertilEasy, sonha em transformar a iniciativa em uma franquia social. “Graças ao Enacthon, consolidamos a ideia, e agora é hora de irmos para a prática. Solos e rios são contaminados diariamente com o rejeito da lavagem da ordenha da produção leiteira. Quanto antes começarmos a colocar a mão na massa, maior será nosso impacto e menor será a degradação ambiental”, explica.

Em terceiro lugar, o projeto Menarca, da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, busca democratizar o acesso aos absorventes de tecido com um preço acessível e disseminar informações sobre a menstruação e seus tabus. Naiara Andrade, à frente do Menarca, também comemora a conquista: “É uma sensação de felicidade infinita! Minha expectativa agora é ver esse projeto acontecendo e progredir cada vez mais”, relata.

Também estão entre os escolhidos os projetos Uai Café – desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, que conecta o pequeno produtor de café ao consumidor final, criando uma marca artesanal e orgânica de café e promove capacitações para desenvolver a cafeicultura sustentável – e Irerê – desenvolvido por estudantes da Universidade de São Paulo, possibilita o acesso de comunidades vulneráveis a água limpa e tratada a partir de uma tecnologia de filtragem com goma xantana.

No total, o Enacthon teve 54 horas de palestra e preparação de 34 palestrantes, 150 horas de mentoria, 46 jurados e mais de 6 mil visualizações. Os selecionados foram premiados com notebooks e cerca de R﹩15 mil em dinheiro, divididos entre as equipes. “Foi uma jornada intensa para participantes, mentores e juízes, mas todos abraçaram a causa do evento e mostraram que é possível viabilizar soluções de impacto social com esforço coletivo. Agora vamos acompanhar a execução dos principais projetos, identificando aqueles com potencial de validação, estruturação e escala”, destaca Gabriel Cardoso, Gerente Executivo do Instituto Sabin.

Sobre o Instituto Sabin:

Criado há 16 anos para ser o braço social do Grupo Sabin, o Instituto Sabin é responsável pelo investimento social privado da empresa e atua para melhorar a qualidade de vida de comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a inovação social.

• Para mais informações, acesse: https://institutosabin.org.br/

Sobre a Enactus Brasil:

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 37 países dedicada a inspirar estudantes a transformar o mundo por meio da Ação Empreendedora. No Brasil, a Enactus forma uma rede com mais de 120 times espalhados nas mais diversas Universidades do país, fazendo do empreendedorismo social uma ferramenta que já impacta mais de 70 mil vidas.

• Para mais informações, acesse: https://www.enactus.org.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *