Memorial da América Latina promove atividades especiais para marcar Dia Mundial dos Refugiados

Memorial da América Latina promove atividades especiais para marcar Dia Mundial dos Refugiados

Programação acontece durante o mês de junho e destaca a importância da inclusão de pessoas refugiadas e suas contribuições às comunidades que as acolhem

Para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado oficialmente no dia 20 de junho, o Memorial da América Latina, promove, ao longo do mês de junho, uma série de atividades com o objetivo de refletir sobre as condições de vida das milhões de pessoas em situação de refúgio pelo mundo, que enfrentam deslocamentos forçados de seus países devido a conflitos, guerras e perseguições políticas.

Em parceria com o ACNUR – Agência da ONU para Refugiados e o jornal Folha de S. Paulo, estão programadas uma exposição, uma oficina de cobertura jornalística, uma coletiva de imprensa para lançamento do relatório Tendências Globais – Deslocamento Forçado em 2020 e da publicaçãoTradução Humanitária e Mediação Cultural para Refugiados e, por fim, um sarau em homenagem à data.

A programação tem início no dia 10 de junho, com a abertura da exposição Quem conta essa história: jornalistas refugiados ou refugiados jornalistas?Composta por fotos, textos e recursos audiovisuais produzidos pela Folha de S. Paulo e pelo ACNUR, a exposição no Memorial relata os motivos do deslocamento forçado, a trajetória e o processo de integração de quatro jornalistas. Carlos, Claudine, Kamil e Victorios, que tiveram que deixar, respectivamente, a Venezuela, República Democrática do Congo, Turquia e Síria, em busca de proteção internacional no Brasil.

Já no dia 15 de junho, às 18h, acontece uma oficina de cobertura jornalística que debaterá o papel da iniciativa privada na integração de pessoas refugiadas no Brasil, apresentando conceitos, dados, fontes de informações e exemplos práticos da construção de matérias relacionadas à realidade das pessoas refugiadas no Brasil. A atividade é voltada a jornalistas e comunicadores que atuam na iniciativa privada, aberta também a estudantes e outros profissionais da área.

No dia 18 de junho, às 11h, ocorre, durante coletiva de imprensa virtual, o lançamento do relatório Tendências Globais – Deslocamento Forçado em 2020, produzido pela ACNUR, e da publicaçãoTradução Humanitária e Mediação Cultural para Refugiados, publicação do Memorial da América Latina.

O relatório apresenta os dados mais recentes sobre as estatísticas e situação de pessoas refugiadas, deslocadas internas, solicitantes da condição de refugiado e apátridas no mundo, atualizados ao final de 2020. Já a publicação Tradução Humanitária e Mediação Cultural para Migrantes e Refugiados é um livro digital, resultado do curso de mesmo nome oferecido pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina em janeiro de 2021 e aborda questões que envolvem os usos das línguas nas situações de deslocamento forçado.

Um sarau virtual encerra o mês, no dia 18 de junho, às 15h, com uma programação cultural inteiramente composta por artistas refugiados no Brasil: o pianista JJ. Ortiz, o grupo musical Terremoto Clandestino, o músico Abdulbaset Jarour e a cantora Prudence Kalambay. A atividade é uma parceria do Memorial da América Latina com a Unicamp, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello e a Universidade São Judas Tadeu. A transmissão será feita pelo Zoom e pelo canal do YouTube do Memorial.

Para conferir a programação completa, acesse o site: www.memorial.org.br

Programação Dia Mundial do Refugiado

Exposição Quem conta essa história: jornalistas refugiados ou refugiados jornalistas?
De 10 de junho a 31 de agosto
De segunda a sábado, das 12h às 16h
Espaço Gabo – Praça da Sombra
Grátis

Oficina de cobertura jornalística sobre refugiados
Dia 15 de junho, 18h
Encontro virtual pela plataforma Zoom
Inscrições: https://forms.gle/6wiSkAFMmCaHdhTN9.
Grátis

Coletiva de Imprensa
Lançamento do relatório Tendências Globais – Deslocamento Forçado em 2020
Lançamento da publicação digital Tradução Humanitáriae Mediação Cultural para Migrantes e Refugiados
Dia 18 de junho, às 11h
Credenciamento: https://forms.gle/2HG1pFTr7LsrDxQU8

Sarau do Dia Mundial do Refugiado
Dia 18 de junho, às 15h
Inscrições para receber certificado: https://forms.gle/g7jpiFn2ykmZ8ScS8
Transmissão: http://www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp/
Grátis

_______________________________________________________

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *