Presença feminina na gestão pública ganha força com posse de novas diretorias da APVPESP e APDESP

Presença feminina na gestão pública ganha força com posse de novas diretorias da APVPESP e APDESP

Cerimônia na Alesp exalta sororidade, liderança e protagonismo das mulheres na política e nas causas sociais

Na manhã do dia 7 de maio de 2025, o Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi palco de um evento emblemático para o fortalecimento da presença feminina na gestão pública: a posse das novas diretorias da Associação de Prefeitas e Vice-prefeitas do Estado de São Paulo (APVPESP) e da Associação de Primeiras-damas do Estado de São Paulo (APDESP).

A mesa solene foi composta por mulheres que representam com excelência o comprometimento com a causa pública. A então presidente da APVPESP, Ruth Almeida, e a presidente da APDESP, Luana Pocay, oficializaram a posse das novas lideranças: a ex-prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Andrade, assumiu a presidência da APVPESP; já Regina Carnovale Nunes, primeira-dama da capital paulista, passou a liderar a APDESP.

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e representantes da sociedade civil. Entre elas, a vereadora Edir Sales, a promotora de Justiça Dra. Fabíola Sucasas, e Silvia Melo, presidente executiva da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). Também participaram a advogada e articuladora política Dra. Kátia Boulos, representando o Conselho da Condição Feminina, e Silvana Herrera, vice-presidente do Instituto Mulheres Solidárias.

A emoção tomou conta da solenidade durante a entrega de uma Menção Honrosa às meninas Maria Luiza Machado e Ana Maria Machado. Elas também foram agraciadas com o título de Embaixadoras dos Autistas, concedido pelo Instituto Mulheres Solidárias em conjunto com a APDESP e APVPESP. A homenagem foi entregue por Ana Karin Andrade, reconhecendo o exemplo de empatia e envolvimento social das jovens — um gesto que comoveu os presentes e reforçou a importância de valores como acolhimento e solidariedade desde a infância.

Durante seu discurso, Ana Karin reafirmou o compromisso com a valorização da mulher na política. Pioneira em diversas frentes, ela foi a primeira prefeita eleita e reeleita em Cruzeiro, além de presidir o CODIVAP. Sua trajetória inclui iniciativas sociais de destaque, como o Disque-Denúncia de Combate à Prostituição Infantil. Com atuação reconhecida internacionalmente, é Embaixadora da Paz pela UPF e Embaixadora da Cultura pela Academia William Shakespeare.

Já Regina Nunes, ao assumir a APDESP, destacou o papel das primeiras-damas na articulação de políticas públicas voltadas às famílias e à inclusão social. Em sua fala, defendeu o protagonismo feminino e a importância de um olhar humano nas ações desenvolvidas nos municípios.

A cerimônia também reuniu personalidades ligadas ao Instituto Mulheres Solidárias, como Dra. Marly Lamarca, a empresária Priscila Bornschegell, a atriz Renata de Paula e Cris Gouveira, entre outras madrinhas da entidade.

Mais do que uma troca de comando, o evento simbolizou o avanço de uma pauta que une representatividade, empatia e compromisso com o bem comum. A presença feminina na política, quando pautada pelo diálogo e pela escuta ativa, contribui para uma sociedade mais equitativa e transformadora.

texto Suely Buriasco

“Este texto é de responsabilidade exclusiva do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal de Notícias ABIME. A publicação é voluntária e sem remuneração.”

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *