Musicoterapia é tema central em evento promovido pelo Instituto Mulheres Solidárias pelo combate ao suicídio

Musicoterapia é tema central em evento promovido pelo Instituto Mulheres Solidárias pelo combate ao suicídio

O Instituto Mulheres Solidárias, presidido por Ana Karin Andrade, está em constante atuação em prol de ações que beneficiam os seres humanos.

Nesta segunda-feira (25) o auditório da Biblioteca Mário de Andrade, na região central da capital paulista, foi palco para palestras e discussões sobre o combate ao suicídio, tema que norteia o mês, com a campanha de conscientização e prevenção do suicídio – Setembro Amarelo

Ana Karin iniciou a cerimônia enfatizando a importância da gratidão, trouxe em sua fala um panorama geral sobre a realidade do tema e reforçou a necessidade de unir a força de todos para minimizar essas ações devastadoras. “O combate ao suicídio é um tema o qual há mais de dez anos está presente em nossas campanhas do Instituto Mulheres Solidárias. Cabe a cada um de nós ser solidário com o próximo e dedicar um ombro amigo à  aqueles que necessitam de uma conversa ou orientação. Acredito que por pior que sejam os problemas, sempre é possível buscar uma solução.”. Pontuou a Presidente do IMS – Ana Karin Andrade.

A Madrinha de Honra da instituição, Regina Nunes, Primeira-dama do município de São Paulo, trouxe em sua explanação fatos reais que sensibilizou a todos e pontuou “Este mês vivenciei dois casos fatídicos, um público e outro de uma amiga próxima, tive contato com as duas dias antes de ocorrer, pareciam que estavam felizes. Mas infelizmente não consegui identificar, é importante que todos nós possamos olhar mais para o outro” finalizou

O encontro foi conduzido pela mestre de cerimônias e jornalista Leniza Krauss, a programação trouxe o tema de maneira assertiva e consciente com a condução de repertório musical sob o comando do respeitado maestro Ricardo Calderoni e informações com o renomado Psiquiatra Dr. Guilherme Messas, que destacou a importância de um tratamento preventivo, Ambos deram destaque para o poder da música na saúde mental.

Os presentes se emocionaram com as melodias ao piano – voz e violão! O ambiente foi tomado por canto e alegria, Calderoni,  ressaltou sobre a importância da música como forma de terapia aplicada ao método preventivo de transtornos psicológicos.  “A música alivia os sintomas da depressão entre outros que podem ocasionar o suicídio.”

Para as pessoas que demonstram sinais de um possível atentado contra a própria vida o Dr Guilherme Messas, alertou:  “Temos que ouvir as pessoas, principalmente quando dizem que irão se suicidar. Todo sinal deve ser respeitado e levado a sério”.

A Delegada Rosemary Correia, Presidente do Conselho da Condição Feminina de São Paulo, compôs a mesa e em sua fala destacou os casos de feminicídio, assim como a agressão às mulheres, que cansadas de tanto sofrimento, muitas vezes acabam se suicidando como maneira de colocar um ponto final na história.  “Muitas vezes as mulheres que sofrem algum tipo de violência por seus parceiros, acabam cometendo suicídio por estarem cansadas de tanto sofrimento”.

O evento contou com o apoio institucional da Secretária de Estado de Política para Mulheres Sonaira Fernandes. 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito dessa realidade e suas formas de prevenção.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *