A evolução dos smartphones: o que vem pela frente em 2023

A evolução dos smartphones: o que vem pela frente em 2023

*Por Letícia Bufarah

Os últimos três anos foram marcados pela aceleração digital e pelos consequentes avanços tecnológicos. Os dispositivos móveis, por exemplo, mais especificamente os smartphones, roubaram a cena e se tornaram prioridades no dia a dia do “novo normal” de pequenas a grandes empresas e de qualquer cidadão comum, dentro ou fora de casa. Agora, um novo ano se inicia, e a pergunta que não quer calar é: quais são as transformações que ainda prometem nos surpreender nesse quesito, em 2023? 

Atualmente, existem cerca de 5,31 bilhões de usuários móveis únicos em todo o mundo, de acordo com a GSMA Intelligence. Em 2021, os usuários baixaram 230 bilhões de aplicativos para seus dispositivos móveis, o que representa um aumento de 63% desde 2016, de acordo com o Statista. A receita dos aplicativos móveis Android e iOS atingiu US$ 133 bilhões em 2021, de acordo com a Business of Apps. São números expressivos demais para serem ignorados, certo?  

Por isso, vale a pena se atentar às cinco tendências de tecnologia móvel que têm tudo para ditar o setor neste ano.  

1 – Carregamento rápido: mais veloz e seguro  

Uma tecnologia cobiçada por muitos usuários é o carregamento rápido de 100 W ou mais. Atualmente disponível em alguns celulares da Xiaomi e Huawei, tal solução permite que os smartphones recarreguem de 0% a 100% em questão de minutos. Em breve, é esperado que existam mais e mais modelos com suporte à solução de carga. 

2 – Realidade Aumentada e Realidade Virtual 

Um número crescente de aplicativos incorpora recursos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), e essa tendência não vai desaparecer. Os aplicativos que usam AR/VR oferecem oportunidades incríveis ao aprimorar o ambiente do mundo real com objetos digitais, melhorando, assim, a experiência do usuário. Nesse sentido, fabricantes de smartphones têm aumentado a produção de dispositivos habilitados para AR. Em 2021, havia mais de 500 milhões de dispositivos iOS e mais de 1 bilhão de dispositivos Android que poderiam experimentar a realidade aumentada. 

3 – Carregador/entrada única 

Os países da União Europeia (UE) e os negociadores do Parlamento Europeu finalmente aprovaram a decisão que exigirá uma porta de carregamento comum para quase todos os dispositivos eletrônicos – uma lei que está em andamento há dez anos. Smartphones e 12 outros tipos de dispositivos precisarão estar em conformidade até o outono boreal de 2024, enquanto os laptops precisarão fazer a mudança até 2026. Embora a decisão afete apenas a UE por enquanto, espera-se que isso cause um efeito cascata mundial. A legislação visa reduzir o lixo eletrônico, permitindo que as pessoas possuam menos acessórios de tecnologia.  

4 – Inteligência Artificial (IA) 

As tendências da indústria móvel têm se concentrado na inteligência artificial desde 2017, quando a Apple permitiu que os desenvolvedores integrassem o assistente de voz Siri em seus aplicativos. Isso incentivou, em vários campos, a adoção e a integração de algoritmos de IA e aprendizado de máquina em aplicativos. Atualmente, vários apps podem reconhecer comandos de voz, analisar dados textuais e visuais, antecipar o comportamento do usuário e fazer previsões, recomendações e decisões. Há uma competição acirrada entre os desenvolvedores de smartphones que desejam incorporar a seus dispositivos o máximo possível de elementos de IA e machine learning (ML). 

5 – Segurança móvel aprimorada 

A segurança digital continua sendo o problema mais importante para provedores e consumidores. Como os usuários estão alimentando e gerenciando informações confidenciais em seus smartphones e outros dispositivos móveis, eles precisam de excelentes medidas de segurança. A prioridade de desenvolvimento móvel para o futuro próximo é prestar atenção extra à criação de recursos de segurança embutidos em aplicativos. A blockchain obviamente será a principal tecnologia usada para garantir a proteção de dados. 

*Letícia Bufarah é responsável pelo marketing da Leapfone, startup do segmento de Phone as A Service, que permite que mais brasileiros tenham acesso a smartphones poderosos por meio de assinatura de aparelhos novos e como novos. 

Sobre a Leapfone  

Criada em 2021, a startup Leapfone é pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura. Por meio de um pagamento mensal recorrente, o usuário tem acesso a aparelhos poderosos com direito à troca anual, seguro e assistência técnica. Dessa forma, o objetivo da empresa é democratizar e facilitar o acesso dos brasileiros a smartphones de ponta, transformando a realidade do mercado de telefonia no país. Mais informações em: https://leapfone.com.br ou @leapfone. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *